Imprensa

Coragem e atitude para fazer

1 de setembro de 2016 às 23:31

O presidente Michel Temer tem pouco tempo para promover mudanças que a sociedade requer. Alvo de críticas e de desconfianças de alguns segmentos, o presidente precisa demonstrar sua capacidade em um curto período, já que não contará com tréguas e tolerância dos setores de oposição. Em linhas gerais, o presidente deve, em um primeiro momento, enxugar a máquina da administração federal, incluindo redução no número de ministérios e nos 20 mil cargos comissionados.

O principal é recuperar a capacidade do País de crescer. Para que haja a recuperação do emprego, para os programas sociais continuarem precisamos fortalecer a economia. Nessa linha, consideramos a aprovação da PEC para o gasto público, medida essencial, seguida da alteração da estrutura da despesa do governo central que dificulta qualquer esforço de ajuste fiscal rápido e cria uma dinâmica de crescimento automático da despesa difícil de ser revertida em períodos de desaceleração do crescimento.

Na sequência,  o mais importante é aumentar os investimentos. O reforço da política macroeconômica ajudaria a queda dos juros e tiraria a pressão sobre a taxa de câmbio. Seria preciso, também, ter estabilidade nas regras do jogo e mobilização de capitais privados para alavancar a infraestrutura. Depois,o mais importante é aumentar os investimentos.

No caso da previdência, o desafio é duplo. É preciso estabelecer uma idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição, reduzir as regras especiais para carreiras e sexo e reavaliar o mecanismo de indexação das aposentadorias baseado no reajuste do salário mínimo.

Como não poderia deixar de ser, o presidente Michel Temer precisa reformular os programas sociais, como o  Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida que, em muitos casos, são alvos de fraudes que sacrificam o já combalido Tesouro Nacional.

A reforma política é outro ponto central da agenda de mudanças estruturais.  Ao tratar desse tema, é necessário estabelecer quais os pontos que são realmente essenciais, quais os que são secundários e quais os que, levados à prática, representariam um retrocesso no nível em que se encontra o exercício da democracia no País.

Enfim, presidente Temer, o Brasil está em ponto de bala para, virada a página, retomar o círculo virtuoso do desenvolvimento, que precisa ser embalado pelo empreendedorismo que traz, em sua essência, as micro, pequenas e médias empresas, sufocadas pela carga tributária e, muitas vezes, excluídas pela burocracia.

Estamos num tempo onde os acertos devem ser maiores e temos pouco tempo para experiências. Agora é ter coragem e atitude para fazer o que é necessário e prerrogativa fundamental para colocar o Brasil nos trilhos. Esta locomotiva tem destino: o bem-estar de todos.

 

George Pinheiro – Presidente da CACB

Últimas Notícias

Estudo do projeto Desenvolve Mulher Empreendedora revela impactos do empreendedorismo feminino Estudo do projeto Desenvolve Mulher Empreendedora revela impactos do empreendedorismo feminino
CMEC 23 de julho de 2024 às 11:26

Estudo do projeto Desenvolve Mulher Empreendedora revela impactos do empreendedorismo feminino

Portaria que regulamenta o trabalho aos domingos e feriados deve ser adiada novamente Portaria que regulamenta o trabalho aos domingos e feriados deve ser adiada novamente
Trabalho domingos e feriados 22 de julho de 2024 às 17:37

Portaria que regulamenta o trabalho aos domingos e feriados deve ser adiada novamente

Rondônia finaliza primeira etapa de capacitação do Poder da Rede Rondônia finaliza primeira etapa de capacitação do Poder da Rede
Empreender 22 de julho de 2024 às 17:17

Rondônia finaliza primeira etapa de capacitação do Poder da Rede

Nova portaria do Programa Brasil mais Produtivo entra em vigor em 1º de agosto Nova portaria do Programa Brasil mais Produtivo entra em vigor em 1º de agosto
MPEs 22 de julho de 2024 às 16:44

Nova portaria do Programa Brasil mais Produtivo entra em vigor em 1º de agosto

Portos de Santa Catarina: desafios e oportunidades no cenário global serão debatidos no Logistique Summit Portos de Santa Catarina: desafios e oportunidades no cenário global serão debatidos no Logistique Summit
Fascisc 19 de julho de 2024 às 15:01

Portos de Santa Catarina: desafios e oportunidades no cenário global serão debatidos no Logistique Summit

CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária
Reforma Tributária 18 de julho de 2024 às 18:21

CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel