Imprensa

Coragem e atitude para fazer

1 de setembro de 2016 às 23:31

O presidente Michel Temer tem pouco tempo para promover mudanças que a sociedade requer. Alvo de críticas e de desconfianças de alguns segmentos, o presidente precisa demonstrar sua capacidade em um curto período, já que não contará com tréguas e tolerância dos setores de oposição. Em linhas gerais, o presidente deve, em um primeiro momento, enxugar a máquina da administração federal, incluindo redução no número de ministérios e nos 20 mil cargos comissionados.

O principal é recuperar a capacidade do País de crescer. Para que haja a recuperação do emprego, para os programas sociais continuarem precisamos fortalecer a economia. Nessa linha, consideramos a aprovação da PEC para o gasto público, medida essencial, seguida da alteração da estrutura da despesa do governo central que dificulta qualquer esforço de ajuste fiscal rápido e cria uma dinâmica de crescimento automático da despesa difícil de ser revertida em períodos de desaceleração do crescimento.

Na sequência,  o mais importante é aumentar os investimentos. O reforço da política macroeconômica ajudaria a queda dos juros e tiraria a pressão sobre a taxa de câmbio. Seria preciso, também, ter estabilidade nas regras do jogo e mobilização de capitais privados para alavancar a infraestrutura. Depois,o mais importante é aumentar os investimentos.

No caso da previdência, o desafio é duplo. É preciso estabelecer uma idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição, reduzir as regras especiais para carreiras e sexo e reavaliar o mecanismo de indexação das aposentadorias baseado no reajuste do salário mínimo.

Como não poderia deixar de ser, o presidente Michel Temer precisa reformular os programas sociais, como o  Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida que, em muitos casos, são alvos de fraudes que sacrificam o já combalido Tesouro Nacional.

A reforma política é outro ponto central da agenda de mudanças estruturais.  Ao tratar desse tema, é necessário estabelecer quais os pontos que são realmente essenciais, quais os que são secundários e quais os que, levados à prática, representariam um retrocesso no nível em que se encontra o exercício da democracia no País.

Enfim, presidente Temer, o Brasil está em ponto de bala para, virada a página, retomar o círculo virtuoso do desenvolvimento, que precisa ser embalado pelo empreendedorismo que traz, em sua essência, as micro, pequenas e médias empresas, sufocadas pela carga tributária e, muitas vezes, excluídas pela burocracia.

Estamos num tempo onde os acertos devem ser maiores e temos pouco tempo para experiências. Agora é ter coragem e atitude para fazer o que é necessário e prerrogativa fundamental para colocar o Brasil nos trilhos. Esta locomotiva tem destino: o bem-estar de todos.

 

George Pinheiro – Presidente da CACB

Últimas Notícias

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei
REFORMA TRIBUTÁRIA 17 de janeiro de 2025 às 19:07

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça
Economia 15 de janeiro de 2025 às 10:42

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB
CACB na mídia 14 de janeiro de 2025 às 15:51

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender
Novidade 10 de janeiro de 2025 às 18:03

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender

Texto precisa ser sancionado em janeiro Texto precisa ser sancionado em janeiro
REFORMA TRIBUTÁRIA 6 de janeiro de 2025 às 12:47

Texto precisa ser sancionado em janeiro

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto
SIMPLES NACIONAL 6 de janeiro de 2025 às 11:11

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel