1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias /

Cerca de 1.500 pessoas participaram da solenidade de abertura do ENACAB

Empresários, presidentes de entidades e autoridades estiveram presentes. Na palestra inaugural, Fernando Henrique Cardoso afirmou que é tempo de punir culpados; presidente da ABAD, José do Egito, falou a favor de mudanças para a retomada do crescimento

09 de agosto de 2016 - 16:33

 

A solenidade de abertura do ENACAB – Encontro Nacional da Cadeia de Abastecimento, que integra a 36ª Convenção ABAD do Canal Indireto, realizada de 8 a 10 de agosto, no São Paulo Expo, em São Paulo, teve a presença de cerca de 1.500 empresários, incluindo autoridades e presidentes de entidade. Na palestra inaugural, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso trouxe uma mensagem de otimismo, mas também cobrou da sociedade uma reação: “É tempo de punir culpados, mas principalmente de não mais aceitar o que tem sido aceito até hoje”, afirmou.

Conduzindo a sessão solene, o presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), José do Egito Frota Lopes Filho, falou a favor de mudanças que garantam racionalidade e eficiência ao sistema tributário, adoção de medidas modernizadoras nas relações de trabalho, estímulo aos investimentos em infraestrutura, em especial na área de transportes e iniciativas que sinalizem estabilidade e previsibilidade para empresários e investidores, dando início a um ciclo virtuoso para a economia do país.

Na mesa solene, além dos diretores da ABAD e do presidente da Associação de Distribuidores e Atacadistas de Produtos Industrializados de São Paulo (ADASP), Sandoval de Araújo, esteve presente o governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung, os deputados federais Laércio Oliveira (presidente da Frente Parlamentar Mista dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e Médio Varejo) e Rogério Marinho (Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo).

Também prestigiaram a abertura do ENACAB o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada, o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro, o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun, o presidente da Associação Nacional de Materiais de Construção (Anamaco), Cláudio Elias Conz, e o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci. Os presidentes, ao lado da ABAD, fazem parte da UNECS (União das Entidades de Comércio e Serviços).

Depois da solenidade e do corte da fita inaugural da Feira ENACAB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso participou de um almoço reservado com cerca de 100 empresários.

 George Pinheiro (CACB), José do Egito (ABAD), Fernando Henrique Cardoso, Deputado Federal Rogério Marinho (Frente CSE), Fernando Yamada (ABRAS) e Nabil Sahyoun (Alshop)

George Pinheiro (CACB), José do Egito (ABAD), Fernando Henrique Cardoso, Deputado Federal Rogério Marinho (Frente CSE), Fernando Yamada (ABRAS) e Nabil Sahyoun (Alshop)

Coletiva de imprensa
Pela manhã, antes da Sessão Solene de Abertura do ENACAB, foi promovida uma coletiva de imprensa com as presenças do presidente da ABAD, José do Egito, e da ADASP, Sandoval de Araújo, que falaram sobre a realização da feira em São Paulo e sobre os números do setor.
Segundo a ABAD, o setor atacadista sinaliza recuperação e fecha semestre praticamente estável, com crescimento real em junho de 4,14% em relação a maio, segundo a pesquisa mensal Banco de Dados. O levantamento mostrou crescimento real de 2,26% sobre junho de 2015 e projeção para o mês de julho aponta crescimento nominal de 9,12% acumulado em sete meses. Os dados embasam expectativa de crescimento de até 1% até o fim do ano.

Também fez parte da coletiva a apresentação feita pelo Diretor de Varejo da GfK, Marco Aurélio Lima, sobre o desempenho do pequeno varejo. Entre os dados divulgados, o registro de que o pequeno varejo de alimentos está mais competitivo e faturou 7% mais em 2015 na comparação com o ano anterior. O melhor desempenho foi o das lojas de quatro check outs, que cresceram 12,3% em relação a 2014.

Ainda durante a coletiva, Walter de Sousa, coordenador do Comitê Varejo Competitivo da ABAD, apresentou o Minimercado Modelo de Vizinhança, uma loja com 220 metros quadrados com todas as seções e uma organizada área de depósito estará presente durante os três dias do ENACAB 2016. “A proposta é mostrar que um varejo de vizinhança é capaz de ser rentável sem precisar oferecer somente o básico, de ser agradável sem precisar exigir do seu consumidor que gaste além do que ele espera”, afirma Walter. O Minimercado Modelo fica na Rua A7.

ICMS
Durante a sessão solene, a ABAD anunciou um importante benefício concedido pelo governo de Estado de São Paulo para as empresas participantes da feira: a prorrogação por 30 dias da cobrança do ICMS referente aos negócios fechados nos três dias de evento. O decreto será publicado no Diário Oficial nos próximos dias com data retroativa.

Fonte: ABAD

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311