1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Redes Sociais
Login Sistemas

Para efetuar o login, selecione o sistema utilizando os botões abaixo:

Sistema Câmara Sistema PACE Loja CBMAE
Home / CBMAE / ESTRATÉGIA

Ciclo de Palestras debate Marketing Digital

O empresário Vítor Peçanha, cofundador da Rock Content, falou sobre a importância de uma boa estratégia para o sucesso de uma campanha; assista na íntegra

09 de setembro de 2020 - 17:58

Em mais uma rodada do Ciclo de Palestras que a CACB tem realizado, por intermédio do projeto Transformar, nesta terça-feira (08), o cofundador da empresa Rock Content, líder global em marketing de conteúdo, Vitor Peçanha, falou sobre marketing digital em tempos de pandemia.

No início de sua fala, Peçanha fez um comparativo entre as ações de marketing realizadas 10, 20 anos atrás e as atuais, mais modernas por conta da evolução da internet. “Hoje, o poder do que vai ser consumido não está 100% na mídia, mas muito mais nas mãos do cliente. É ele quem toma o poder de escolha do que quer consumir ou não na internet”, aponta.

Outro ponto destacado pelo empresário foi a monitorização comportamental dos clientes, através da análise de dados do que aquele consumidor tem acessado na web. Como exemplo, ele citou alguém que usa a ferramenta de busca para buscar soluções para sua insônia. “Como marca, é possível ajudar as pessoas a responderem essa dúvida com um conteúdo bacana, no momento que elas precisam. Basta montar uma estratégia focada nas necessidades do cliente, usando sua marca”, disse.

Boa estratégia, inclusive, é o que Peçanha aponta como fundamental para o sucesso do marketing de conteúdo. E o passo a passo para isso, segundo ele, passa por três perguntas básicas:

  • Por que? – É necessário entender por qual motivo a empresa quer divulgar sua marca digitalmente. Se é para fortalecer a imagem, para vender mais produtos, para aumentar o número de acessos no site, etc. O primeiro passo é definir por que criar uma campanha.
  • Para quem? – Definir o público-alvo da campanha é o segundo passo da estratégia. Através da análise de dados comportamentais, é possível atingir clientes específicos com campanhas específicas. “Quando você quer alcançar todo mundo, seu conteúdo é genérico e ele não engaja as pessoas. É preciso qualificar os clientes”, destacou Peçanha.
  • Como? – Por fim, é importante definir o formato e o meio de comunicação que vai utilizar para a sua campanha. “O maior erro que as pessoas cometem é começar pela terceira pergunta. Depois de saber por que e para quem é que você vai saber como. Se você percebe que vai vender para advogados, para quê ter um TikTok, por exemplo? Quando você tiver uma estratégia, aí sim você começa a criar conteúdo”, explica.

Segundo o empresário, durante a pandemia aprendemos que não é preciso ter algo muito complexo para divulgar um produto, mas se não houver um mínimo de estratégia, provavelmente não vai haver resultado.

A palestra foi mediada pelo coordenador do Transformar e da CBMAE, Eduardo Vieira, e pode ser acessada na íntegra através deste link.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311
A CBMAE é uma das precursoras na disseminação dos MESCs no Brasil. É o órgão operacional da CACB que tem um papel importante na difusão e no compromisso para o processo de mudança da cultura do litígio para a da pacificação e para o aperfeiçoamento constante dos processos de prevenção e gestão de resolução de conflitos empresariais, provocando um ambiente favorável à negociação, de maneira colaborativa e sustentável.
  • Brasília

    Telefone (61) 3321 1311 (61) 3321 1311

    SCS Quadra 3 Bloco ‘A’ Edifício CACB nº 126 - Asa Sul
    Brasília - DF Cep: 70.313-916

  • Belo Horizonte

    Telefone (31) 3078 7000

    Av. Afonso Pena nº 726 15º andar Centro
    Belo Horizonte (MG) Cep: 30.130-003

  • São Paulo

    Telefone (11) 3180 3434

    Rua Boa Vista nº 51 2º Subsolo Centro
    São Paulo (SP) Cep: 01.014-001

  • Espírito Santo

    Telefone (27) 3323 1109

    Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 955 Enseada do Suá Edifício Global Tower, Térreo
    Vitória (ES) Cep: 29.050-335

  • Maranhão

    Telefone (98) 3133 5800

    Praça Benedito Leite, 264 Centro
    São Luis (MA) Cep: 65010-080

  • Pará

    Telefone (91) 4005-3900

    Av. Presidente Vargas, 158 Comércio
    Belém (PA) Cep: 66.010-000

  • Santos

    Telefone (13) 3212-8200

    Rua XV de Novembro, 137 Centro Histórico
    Santos (SP) Cep: 11010-151