1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Redes Sociais
Login Sistemas

Para efetuar o login, selecione o sistema utilizando os botões abaixo:

Sistema Câmara Sistema PACE Loja CBMAE
Home / CBMAE / CBMAE

Advogados da OAB-Santos conhecem funcionamento da Câmara de Arbitragem da ACS

Intitulada "Advogados na Mediação: Estratégia e Honorários", a palestra explicou a importância da advocacia na hora de realizar uma mediação

08 de maio de 2019 - 11:24

Advogados da OAB-Santos assistiram na noite da última quinta-feira (02) uma palestra sobre o funcionamento da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial, que funciona na Associação Comercial de Santos (ACS) desde 14 de fevereiro deste ano.

Intitulada “Advogados na Mediação: Estratégia e Honorários”, a palestra, que durou pouco mais de uma hora, foi ministrada por três consultores, mediadores e advogados que explicaram a importância da advocacia na hora de realizar uma mediação. Esse procedimento traz a vantagem de resolver conflitos sem a interferência do Judiciário.

A ideia de levar ao conhecimento dos advogados a forma como se trabalha em uma Câmara de Arbitragem foi do presidente da Comissão de Direito Empresarial Alexandre Salamoni. “A Câmara de Arbitragem é muito importante para a nossa sociedade como um todo. É importante que os advogados tenham ciência do que está acontecendo na nossa cidade e possam se fomentar. Esse trabalho incorpora muito com a nova filosofia do Tribunal que é sempre tentar conciliar e arbitrar os conflitos”.

Para a mediadora e advogada Sílvia Brega, que abriu a palestra, é fundamental que os profissionais de direito entendam a participação deles no procedimento de mediação. “O advogado é o estrategista do cliente. Com o apoio estratégico, ele fará seu cliente entender a importância daquela parte com quem existe o conflito e quais são as alternativas oferecidas”.

Sílvia lembra que é o advogado que dará uma assessoria jurídica na hora de resolver um conflito. “Como o cliente vai saber se o que ele está fazendo é um procedimento legal num ambiente judicial? Ele precisa de um gestor (advogado) que o oriente qual o melhor caminho e assim evitará um novo conflito”. Clique e confira trecho da palestra de Sílvia Brega.

Estratégias e procedimentos

As formas e os métodos que podem ser utilizados em um procedimento de Arbitragem ficaram a cargo dos consultores, mediadores e advogados Guilherme Giussani e Marcella Bampi.

Para Giussani, o intuito da palestra foi mostrar aos advogados de Santos quais as estratégias utilizadas no procedimento de mediação em forma de resolução de conflitos de seus clientes. “Viemos mostrar que Câmara de Mediação e Arbitragem tem muita segurança jurídica, muita credibilidade e tem a mesma eficiência e eficácia que o poder judiciário”. Clique e confira a palestra de Guilherme Giussani.

Já a advogada Marcella Bampi alertou os profissionais para três vertentes na hora de escolher uma Câmara: credibilidade, regulamento e especialistas.

Além dessa questão, a advogada lembrou que existem serviços como o Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania ), que é um serviço gratuito, porém, a diferença é que o cliente da mesma forma do poder Judiciário, vai depender da burocracia, da estrutura e das regras do Judiciário. “O processo pode demorar seis meses, como um ano, não tem como agilizar”.

Outra forma de agilizar o processo, segundo Marcella, é incluir as cláusulas da CBMAE nos contratos. “Assim qualquer controvérsia existente pode ser solucionada de uma maneira mais rápida e eficaz”. Clique e confira a palestra de Marcella Bampi.

Serviço

Caso sua empresa possua algum tipo de conflito, a CBMAE – Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial – ACS, oferece apoio especializado na busca de acordos entre as partes envolvidas – sejam elas fornecedores, clientes, entre outros envolvidos em relações comerciais.

Descontos: Associados da ACS têm 30% de desconto nas taxas utilizadas nas Câmara. Já para associados da OAB, o desconto é de 20%.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cbmae@acs.org.br ou (13) 3212-8200.

Fonte: ACS

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311
A CBMAE é uma das precursoras na disseminação dos MESCs no Brasil. É o órgão operacional da CACB que tem um papel importante na difusão e no compromisso para o processo de mudança da cultura do litígio para a da pacificação e para o aperfeiçoamento constante dos processos de prevenção e gestão de resolução de conflitos empresariais, provocando um ambiente favorável à negociação, de maneira colaborativa e sustentável.
  • Brasília

    Telefone (61) 3321 1311 (61) 3321 1311

    SCS Quadra 3 Bloco ‘A’ Edifício CACB nº 126 - Asa Sul
    Brasília - DF Cep: 70.313-916

  • Belo Horizonte

    Telefone (31) 3078 7000

    Av. Afonso Pena nº 726 15º andar Centro
    Belo Horizonte (MG) Cep: 30.130-003

  • São Paulo

    Telefone (11) 3180 3434

    Rua Boa Vista nº 51 2º Subsolo Centro
    São Paulo (SP) Cep: 01.014-001

  • Espírito Santo

    Telefone (27) 3323 1109

    Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 955 Enseada do Suá Edifício Global Tower, Térreo
    Vitória (ES) Cep: 29.050-335

  • Maranhão

    Telefone (98) 3133 5800

    Praça Benedito Leite, 264 Centro
    São Luis (MA) Cep: 65010-080

  • Pará

    Telefone (91) 4005-3900

    Av. Presidente Vargas, 158 Comércio
    Belém (PA) Cep: 66.010-000

  • Santos

    Telefone (13) 3212-8200

    Rua XV de Novembro, 137 Centro Histórico
    Santos (SP) Cep: 11010-151