CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27

Participantes

Login Sistemas

Para efetuar o login, selecione o sistema utilizando os botões abaixo:

Sistema Câmara Sistema PACE Loja CBMAE
Unidades de Atendimento
Filtro
DF

Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial – CBMAE

(61) 3321-1311
cbmae@cacb.org.br

Edifício CACB, n° 03
CEP 70.313-916
Brasília DF

  • Árbitros
  • Mediadores
  • Adolfo Braga Neto

    Advogado, Mediador, Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB, Professor da UNiFOR – Universidade de Fortaleza, Conselheiro do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil Canadá – CAM-CCBC e da Câmara de Mediação e Arbitragem da FIESP/CIESP, Membro do Grupo de Pesquisa sobre Mediação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Membro da Comissão de Mediação da OAB Federal, da de São Paulo e de listas de árbitros e mediadores de Instituições de Mediação e Arbitragem brasileiras e estrangeiras, Consultor dos Ministérios da Justiça de Angola e Cabo Verde. Autor de artigos sobre negociação, mediação e arbitragem em livros, periódicos e revistas especializadas brasileiras e estrangeiras, co-autor do livro: “ O que é Mediação de Conflitos ” Coleção Primeiros Passos Editora Brasiliense São Paulo 2007 e co-organizador do livro “ Aspectos Atuais sobre Mediação e Outros Métodos Extrajudiciais de Resolução de Conflitos ” Editora GZ Rio de Janeiro 2012 e autor do livro “ Mediação – uma experiência brasileira” Editora CLA São Paulo 2017. Link para o currículo Lattes: Adolfo Braga Neto

  • Aldemar de Miranda Motta Júnior

    Advogado – inscrito no OAB/AL 4.458B, consultor jurídico, palestrante, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE (1993), atuante nas áreas de Direito Imobiliário, Contratual, Comercial e Civil. Atua nas áreas de mediação, conciliação e arbitragem visando precipuamente o desenvolvimento de estratégias de não-judicialização. Advogado liberal desde 1994. Subprocurador Patrimonial do Município de Maceió (1996-1997) e Integrante da Comissão Executiva da Orla de Maceió. Pós-graduado (Especialista) em Direito Privado pela Fundação Educacional Jayme de Altavila (2001/2002). MBA (Especialista) em Direito Empresarial Fundação Getúlio Vargas FGV (2003). Sócio fundador do Escritório Jurídico Motta e Soares Advocacia (2000/2014).  Diretor-Superintendente da Câmara de Mediação e Arbitragem de Alagoas – CAMEAL, durante o biênio 2007/2009. Conselheiro Federal Suplente da OAB pela Seccional de Alagoas (2013/2015). Presidente da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Conselho Federal da OAB, designado através da Portaria de n.º 073/2013 do CFOAB (2013/2015). Presidente do Colégio de Presidentes das Comissões de Mediação e Arbitragem das Seccionais da OAB e Entidades Nacionais (2013/2015).  Integrou, em 2013, na condição de Representante do CFOAB, a Comissão de Juristas e Especialistas, da Secretaria de Reforma do Judiciário, do âmbito do Ministério de Justiça, que subsidiou a elaboração do marco legal da mediação no Brasil, através da Portaria de n.º 2.148-MJ, de 29/05/2013 (Publicada no DOU de 31/05/2013), c/c Ofício CFOAB n.º 1.916-GPR, referente ao protocolo de n.º 49.0000.2013.007078-8.  Representante do Conselho Federal da OAB junto à Comissão de Estratégia de Não Judicialização, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça – ENAJUD/SRJ/MJ, através da Portaria 211/2014 do CFOAB (2014). Sócio do Escritório MOTTA – Advocacia • Consultoria, Mediação e Arbitragem, RE 072/99 – OAB/AL (2015).

  • Ana Carolina A. Beneti

    Advogada e com atuação como árbitra, com experiência profissional de mais de 24 anos, em arbitragens internacionais e nacionais, casos de ADR e contencioso relacionado à arbitragem em diversas áreas de direito civil e comercial, com foco em construção, questões societárias e contratos em geral. Formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), possui LL.M. pela London School of Economics and Political Science – LSE (Universidade de Londres), 2001/2002, com especialização em arbitragem internacional e processo civil (bolsa de estudos do The British Council – Chevening Award). Autora de vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais sobre Arbitragem e CISG. Pesquisadora (Guest) do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht em Hamburgo, Alemanha (2013, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019). É doutoranda em Direito Internacional Privado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Diretora de Arbitragem da Câmara de Comercio Brasil-Canadá (CCBC); ex-Coordenadora do Estado de São Paulo do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr, ex-Presidente e ex-Vice-presidente do Comitê de Assuntos Jurídicos e Fiscais da Câmara Britânica de São Paulo (Britcham-SP). Participa como membro: CBar – Comitê Brasileiro de Arbitragem; ICCA – International Council for Commercial Arbitration; Arbitral Woman; ILA – International Law Association, entre outros. Foi membro do ICC Task Force on the New York Convention (2008) e do Comitê de Jovens Arbitralistas do Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio Brasil-Canadá.

  • Ana Frazão

    Advogada e Professora de Direito Civil e Comercial da Universidade de Brasília – UnB. Ex-Conselheira do CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica (2012-2015). Ex-Diretora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (2009-2012). Graduada em Direito pela Universidade de Brasília – UnB, Especialista em Direito Econômico e Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília – UnB e Doutora em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Líder do GECEM – Grupo de Estudos Constituição, Empresa e Mercado. Autora de livros e artigos nas áreas de Direito Civil, Comercial e Econômico.

  • Ana Lúcia Pereira

    Advogada e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, • Especialista em Arbitragem, Mediação e Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas — FGV/SP • Professora em cursos de Pós-graduação de Arbitragem e Mediação; • Sócia de ALP ADVOGADOS, boutique jurídica especializada em Direito Empresarial, Imobiliário e Trabalhista. • Árbitra em diversas Câmaras de Arbitragem tais como: Câmara de Arbitragem e Mediação da Associação Comercial da Bahia, Câmara de Arbitragem e Mediação da Associação Comercial do Distrito Federal, CAE – Câmara de Arbitragem das Eurocâmaras, IMAB- Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, CAMES – Camara de Arbitragem e Mediação Empresarial; Conversatio – Arbitragem & Mediação • Membro do CBAr—Comitê Brasileiro de Arbitragem; • Presidente CONIMA— Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem— gestão 2009/2013

  • Andre Vasconcelos Roque

    Doutor e mestre em Direito Processual pela UERJ. Professor Adjunto de Direito Processual Civil da UFRJ. Membro do Instituto Iberoamericano de Direito Processual (IIDP), do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr), do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e do Centro de Estudos Avançados de Processo (CEAPRO). Advogado inscrito na OAB, nas Seções dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

  • Andréia Moraes de Oliveira Mourão

    Graduada em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS/RS; Sócia fundadora do Escritório Mourão e Moraes Advogados Associados. Assessora Jurídica da ADEMI-DF Pós-Graduada em Direito Imobiliário e Direito Administrativo. Membro da CDI – Comissão de Direito Imobiliário da OAB/DF 2013 a 2015. Membro do Conselho Jurídico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil – CBIC. Coordenadora do Grupo de Trabalho Cível e Consumerista do CONJUR CBIC. Assessora Jurídica do SINFAC-DF. Assessora Jurídica do SINDUSCON-DF 1995 a 2013. Membro do GT Ambiental e Imobiliário do CONJUR CBIC. Membro da Câmara de Desenvolvimento Urbano do CODESE-DF. Membro da Câmara de Paz e Não Judicialização do CODESE-DF. Há 23 (vinte e três) anos atuando no setor da construção civil e segmento da incorporação imobiliária.

  • Asdrubal Nascimento Lima Júnior

    Advogado no Brasil e em Portugal. Diretor Regional Brasília do IBDIC – Instituto Brasileiro do Direito da Construção. Presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Observatório Internacional da Justiça e da Arbitragem. Pós-Graduado em Direito Público. Mestre em Direito Privado. Doutorando em Direito. Experiência em Arbitragens de conflitos societários, imobiliários, construção civil, agronegócios e comerciais. Presidente da Comissão de Arbitragem da OAB/DF (Gestões 2013-2015/2016-2018), Membro da Comissão Especial de Arbitragem do CFOAB (Gestão 2017-2019). Advogado Colaborativo Certificado pelo IBPC. Profissional de Dispute Resolution Board – Certificado pela DRBF – Dispute Resolution Board Foundation. Mediador Certificado ICFML. Idealizador e Apresentador do Programa Momento Arbitragem, o maior canal brasileiro do youtube dedicado à Mediação e Arbitragem. Professor Mediação e Arbitragem em cursos de capacitação e pós-graduação. Coordenador da Pós-Graduação LLM em Negociação, Mediação e Arbitragem da UNIFASB. Foi Diretor da Escola Superior da Advocacia da OAB/DF, da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais do Centro Universitário UniProjeção e da da Escola de Ciências Jurídicas do Centro Universitário UDF. Foi Pró-Reitor de Graduação do Centro Universitário UDF. Profissional de Dispute Boards pela DRBF Foundation. Co-autor das obras: Manual de Arbiragem para Advogados; Reforma da Lei de Arbitragem; 20 Anos da Lei Brasileira de Arbitragem; e, Temas de Mediação e Arbitragem. Autor da obra: Manual do Advogado para Resolução de Disputas.

  • Asdrubal Franco Nascimbeni

    Advogado. Mestre em Direito Processual Civil, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Direito das Relações Econômicas Internacionais (PUC-SP). Especialista em: Bioética e Biodireito (PUC-Cogeae); Direito Tributário (Instituto Internacional de Ciências Sociais – ICCS) e Mediação e Arbitragem (FGVLaw-Ead). Pós-graduado lato sensu em Direito Empresarial. Vice-presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB-SP (2013-15). Membro Consultor da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem, do Conselho Federal da OAB (2015). Membro da Comissão de Arbitragem da OAB-SP (2016-2018). Secretário-Geral da Comissão de Arbitragem da OAB-SP (2019-2021). Componente das listas de árbitros de diversas instituições de arbitragem, entre elas: CIESP/FIESP; CAE (Câmara de Arbitragem das Eurocâmaras) e Comissão das Sociedades de Advogados, da OAB/SP. Autor e coordenador de diversos artigos e livros na área jurídica.

  • Camila Pereira Linhares

    Advogada atuante em arbitragem e mediação empresarial. Mais de 10(dez) anos atuante com métodos adequados de solução de conflitos: negociação, conciliação, mediação e arbitragem. Mestrado em Instituições Sociais, Direito e Democracia. MBA em Gestão de Negócios. Professora Universitária em diversas instituições de ensino no Brasil. Consultora na área de gestão de conflitos. Diretora Executiva da Câmara de Mediação e Arbitragem do Conselho Regional de Engenharia – CMA/CREA/MG (2013-2017). Coordenadora Acadêmica do Curso de Resolução Pacífica de Conflitos da AGU- Advocacia Geral da União (2017). Coordenadora Acadêmica do Curso de Mediação de Conflitos da Defensoria Pública de Minas Gerais (2016). Membro das Comissões de Mediação e Arbitragem da OAB-MG. Superintendente do CONIMA (Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem) no Estado de Minas Gerais. Membro do Internacional Center for Dispute Resolution Young & Internacional; Membro do CBAR – Comitê Brasileiro de Arbitragem. Certificada para atuação em Dispute Board (DRBF – DISPUTE RESOLUTION BOARD FOUNDATION USA). Capacitada em Mediação Empresarial e Conciliação. Autora de diversos artigos na área. Membro na lista de árbitros em Câmaras de Arbitragem nacionais.

  • Carla Sahium Traboulsi

    Sócia Fundadora do Escritório CARLA SAHIUM ADVOGADOS ASSOCIADOS S/S; Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) em 1992; Graduada em Direito pela PUC-GO, em 1998; Curso de extensão em Direito Falimentar e Recuperação Judicial pela FGV(Fundação Getúlio Vargas) – 2010. Especialista em Negociação, Mediação, Conciliação e Arbitragem pela Uni-Anhanguera 2012; Conselheira seccional da OAB-GO (2007-2009/ 2010-2012/ 2013-2015); Presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-GO (2007-2009/ 2010-2012, 2103/ Fevereiro de 2015); Membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB-GO (2007-2009/ 2010-2012, 2013/2015); Curso Máster em Direito e Negócios Imobiliários pela Atame (2012); Curso de Atualização do CPC do Atame (2015); Membro do COPREMA – Colégio de Presidentes das Comissões de Seccionais da OAB e Entidades Nacionais de Mediação e Arbitragem – 2014 a fevereiro 2015 Membro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Conselho Federal da OAB 2010/2012; Membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB-GO (2007-2009/ 2010-2012, 2013/2015); Membro da Comissão de Seleção e Sociedade de Advogados OAB-GO (2007-2009/ 2010-2012); Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr) (2011/2017); Membro Efetivo para Capacitação de Conciliadores e Mediadores no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás; Conciliadora na Banca Permanente de 1º e 2º grau do TJ-GO (2008/2017); Presidente da Associação dos Adquirentes de Imóveis da Encol S/A em Goiás (1997-2002); Superintendente do Conima no Estado de Goiás. Coautora e organizadora do Livro. Negociação, Conciliação, Mediação e Arbitragem- Coletânea de Artigos Editora Kelps 2013. Coautora da Cartilha de Mediação Prática- 2012

  • Cesar Augusto Guimarães Pereira

    Advogado e árbitro. Graduado em Direito pela UFPR (1992). Doutor (2005) e Mestre (1998) em Direito do Estado pela PUCSP. Visiting Scholar da Columbia University (2013). Autor e coordenador de diversas obras nas áreas de direito administrativo, comércio internacional e arbitragem. Fellow do Chartered Institute of Arbitrators (FCIArb). Presidente da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – CAMFIEP. Vice-presidente do Brazil Infrastructure Institute. Sócio de Justen, Pereira, Oliveira & Talamini (Curitiba, São Paulo e Brasília), onde atua como advogado desde 1992.

  • Christian Armando Carbajal Valenzuela

    Advogado especializado em Direito Internacional, Arbitragem Nacional e Internacional e Proteção ao Investimento Estrangeiro, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Peru, mestrado em Direito Internacional Econômico pela Universidade de Warwick – Inglaterra. Ex-Secretário Geral do Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio de Lima. Árbitro em temas comerciais, civis e de contratação pública em projetos de infraestrutura. Assessor legal de investidores estrangeiros em arbitragens internacionais perante o CIADI (Washington). Assessor em arbitragens ICC e GAFTA (Londres). Docente universitário em temas relativos a Comércio Internacional, Arbitragem Nacional e Internacional e Proteção de Investimentos Estrangeiros na Escola de Pós-graduação da Universidade de Lima, Pontifícia Universidade Católica do Peru e na Faculdade de Direito da Universidade ESAN, em Lima, Peru. Vice-Presidente do Comité de Direito Internacional da Federacão Interamericana de Advogados (FIA) com sede em Washington.

  • Dan Markus Kraft

    Advogado, árbitro e mediador. Graduado em Direito pela UFMG (1989). Mestre em Direito dos Contratos Comerciais Internacionais (1993) pela UFMG. Mestre em Direito Bancário e das Finanças Internacionais (1997) pela Queen Mary Universidade de Londres. Doutorando em Direito Bancário Comparado pela Universidade de Montreal, onde leciona desde 2014 em programas de graduação e pós-graduação, atuando ainda como professor convidado em Business Schools. Certificação em arbitragem (ICC, 1999) e mediação (BQ, 2016). Foi advogado Associado de grandes escritórios internacionais (King & Wood Mallesons SJ Berwin, Londres e Dentons, Montreal), bem como chefe de departamentos jurídicos de bancos no Brasil. Autor de diversos artigos e capítulos de obras sobre direito comercial, contratos, negócios internacionais e finanças. É pesquisador associado do Centro de Direito dos Negócios e do Comércio Internacional da Universidade de Montreal (CDACI), membro do Instituto de Mediação e Arbitragem do Québec (IMAQ) e do Comitê Brasileiro de Arbitragem. Membro do Conselho Internacional da Associação Comercial do Estado de Minas Gerais – ACMinas. Sócio de Kraft Advogados Associados (Belo Horizonte e Montreal), atua como advogado desde 1990. Total proficiência em português, inglês e francês.

  • Daniel Fábio Jacob Nogueira

    Advogado. Sócio fundador do escritório Jacob & Nogueira Advogados. Graduado em Direito pela Universidade do Amazonas em 1998. Mestrado pela Universidade do Texas em Austin, em 2000, com foco em Direito de Propriedade Intelectual. Vasta experiência em litígios de alta indagação, atuando nas áreas de Direito Empresarial, Contencioso Cível, Arbitragem, Tributário, Negociação Internacional, Direito Administrativo e Direito Eleitoral. Atuação em procedimentos arbitrais tanto na condição de neutro quanto no papel de advogado. Fluência nativa em inglês e português, conhecimento operacional do ordenamento jurídico norte-americano e ampla experiência com transações internacionais. Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem, do International Bar Association, Diretor Jurídico da US Chamber of Commerce do Amazonas e Conselheiro Secional da OAB/AM, eleito para o triênio 2013/2016. Professor da Escola da Magistratura do Amazonas. Primeiro advogado da história a receber a Medalha do Mérito Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. Menção Honrosa na Sessão de 2013 da Academia Internacional de Direito Arbitral (Paris). Vice-Presidente da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Conselho Federal da OAB. FCIArb – Fellow of the Chartered Institute of Arbitrators.

  • Dario de Souza Clementino

    Engenheiro civil formado pela UFMG; participou como responsável técnico de grandes obras no DF, como o Ed. SEDE dos CORREIOS, como 30 pavimentos e 77.000 m2, o Hospital HRAN com 35.000 m2, toda a 206N com os seus 11 edifícios residenciais e 55.000 m2, o ERON HOTEL com 18.000m2, Edifício BRADESCO no SCS com 11.500m2, duas grandes ampliações do Park Shopping, perfazendo mais de 2.000.0000m2 de obras. Foi fundador da Câmara de Conciliação e Arbitragem da ACDF. Vice-Presidente da empresa agro-pecuária Pedras de Maria S/A, em Januária/MG e diretor proprietário da empresa de informática MAXSOFT INFORMÁTICA LTDA, especializada em gestão educacional. Presidente da empresa Dan Hebert Engenharia S/A, no ramo de construção de edifícios, saneamento, terraplenagem e pavimentação.

  • Edson Ferreira

    Advogado, especialista em Direito Econômico Empresarial, Mestre em Direito e Políticas Públicas, pelo Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, aluno especial do Programa de Doutorado da Universidade de Brasília; Pós-Graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, é graduado em Direito e também em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB. Professor da Faculdade de Direito do UniiCEUB; Mediador e Árbitro, nos termos da Lei n. 9307, de 23.9.96, pelo Centro Universitário do Distrito Federal UNIDF. É membro, dentre outras, das seguintes instituições: Instituto Brasileiro de Ciências Criminais IBCCRIM São Paulo/SP; Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas IBCJ São Paulo/SP; Instituto de Ciências Penais ICP Belo Horizonte/MG; da American Society of Criminology, Ohio/USA; da Academy of Criminal Justice Sciences, Maryland/USA, do Instituto Brasileiro de Direito de Família IBDFAM Belo Horizonte/MG, representa no Brasil a Sociedad Mexicana de Criminología, Capítulo Nuevo León A.C.

  • Eduardo Silva da Silva

    Experiência em arbitragens do setor da indústria, da energia e da construção civil. É Doutor e Mestre em Direito pela UFRGS, professor universitário e parecerista. Secretário-Geral da Câmara de Arbitragem da OAB do Rio Grande do Sul e Diretor na Câmara de Arbitragem da CBMAE/Federasul. Membro da lista de árbitros da Câmara de Arbitragem da Federação de Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS). Membro da lista de árbitros da Câmara de Arbitragem da Sociedade Rural Brasileira (SRB). Membro da lista de árbitros da Câmara de Arbitragem da Federasul (CAF). Na Centro de Arbitragem da Câmara Brasil-Canadá (CAM/CCBC), é Órgão de decisão do CCRD integrante da Comissão Especial de Propriedade Intelectual e do Núcleo de Estudos Guido Soares. Integra o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), o Instituto de Estudos Culturalistas e o Instituto de Direito Privado (IDP). É membro convidado da Comissão Especial de Arbitragem da OAB RS, da Comissão de Arbitragem do Comitê Brasileiro da International Chamber of Commerce (ICC) e do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAR). Fundador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Arbitragem da Uniritter, criado em 2003, coordenou importantes simpósios nacionais sobre temas de Direito Empresarial. Professor universitário, exerceu a docência na Uniritter Laureate International Universities, na Escola Superior da Magistratura, na Escola Superior do Ministério Público e nos cursos de Pós Graduação em Processo Civil, Direito Empresarial e Direito Civil da UFRGS.

  • Francisco José Cahali

    Mestre e Doutor pela PUC-SP onde leciona na graduação e pós-graduação, em especial nas disciplinas de arbitragem e mediação e Direito Civil. Professor Convidado da USAL – Universidade de Salamanca, para período de investigação como pós-doutorado em Arbitragem. Membro da Comissão de Assuntos Legislativos do CBAr. Líder do “Grupo de Pesquisa em Arbitragem” junto à PUC/SP. Advogado e Consultor Jurídico. Vice Coordenador do Núcleo de Direito Civil do Programa de Pós Graduação da PUC/SP. Membro do Conselho Editorial Nacional da Revista de Arbitragem e Mediação – RT, Coordenada pelo Prof. Arnoldo Wald. Foi Membro do Conselho Consultivo do Departamento de Pesquisas Judiciárias – DPJ, junto ao Conselho Nacional de Justiça – CNJ no biênio 2009-2011. Expositor em diversos eventos, autor de livros e artigos, destacando-se de suas obras o livro “Curso de Arbitragem” (RT, 6ª. Ed. 2017) e a Coordenação de obra Coletiva “Arbitragem – Estudos sobre a Lei 13.129, de 26-5-2015 (Saraiva, 2016, em conjunto com Thiago Rodovalho e Alexandre Freire). 

  • Francisco Maia Neto

    Graduado em Engenharia Civil e Direito pela UFMG; Pós-graduado em Engenharia Econômica (FDC) e Engenharia de Avaliações e Perícias (PUC-MG), com extensão em Direito Imobiliário (FMU); Integrante da Comissão de Juristas do Senado para elaboração da Lei de Mediação e Arbitragem (2013); Integrante da Comissão de Especialistas para discutir o Marco Legal da Mediação e Conciliação no Brasil, do Ministério da Justiça, Sócio da PRECISÃO CONSULTORIA (Avaliações, Perícias, Arbitragens e Negociações) e FRANCISCO MAIA & ASSOCIADOS – Advocacia e Consultoria Jurídica; Advogado militante nas áreas de direito imobiliário e da construção, societário, contratual, arbitragens e desapropriações; Atua no agronegócio cafeeiro desde o ano de 1988, com atividades na região sul de Minas Gerais; Participação em procedimentos arbitrais ou membro da lista de árbitros na CAMARB (MG), CAMINAS (MG), CAE – Eurocâmaras (SP), Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (SP), Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem (RJ), Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da CIESP/FIESP (SP), CMA – Instituto de Engenharia (SP) e CMA-CREA/MG; Professor de disciplinas relacionadas à avaliações, perícias, arbitragem e mercado imobiliário em cursos universitários e corporativos; Autor de 8 livros sobre avaliações, perícias, arbitragem e mercado imobiliário, sendo um deles traduzido para o espanhol, dentre eles “Arbitragem – A solução extrajudicial de conflitos” e coordenador e coautor do livro “Perícias em Arbitragem”; Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção MG (2010/2015); Presidente da Comissão de Direito da Construção da OAB/MG (2011/2015); Vice-Presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/MG (2008/2012); Coordenador da Semana da Mediação e Conciliação da OAB/MG (2010); Secretário da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Conselho Federal da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil (2013/2015); Vice-Presidente Jurídico da CMI-SECOVI/MG (2012/2013); Coordenador da Comissão de Assuntos Legislativos do CBAr – Comitê Brasileiro de Arbitragem (2012/2013); Agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte e Três Pontas e com as Medalhas da Inconfidência e de Honra da Inconfidência, Medalha de Honra e Grande Medalha Juscelino Kubitschek, Santos Dumont (nos graus Ouro e Prata), Dia de Minas, Mathias Cardoso, Aarão Reis, Prof. Ademar Rodrigues, Ordem do Mérito Legislativo Estadual, Imperador Dom Pedro II, Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal (Belo Horizonte), Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena (TJMG) e Professor Raymundo Cândido (OAB/MG).

  • Gildásio Pedrosa Lima

    Advogado (inscrito em 2007), especialista em Direito dos Contratos (ICAT/UDF), LLM em Direito Empresarial (FGV). Professor de Direito Empresarial I, II e III e de Direito Tributário II, membro-diretor da Comissão de Direito Empresarial da OAB/DF. Sócio da Veloso de Melo Advogados S/S. Vogal da Junta Comercial do DF, quadriênio 2016/2020. Atua como advogado em direito empresarial e administrador judicial em recuperações judiciais e falências no Distrito Federal e Goiás.

  • Gustavo Henrique Justino de Oliveira

    Professor Doutor de Direito Administrativo na Faculdade de Direito da USP (Graduação, Mestrado e Doutorado). Ex-Procurador do Estado do Paraná (1992-2007). Advogado inscrito na OAB-SP sob o número 281.607, Consultor Jurídico em São Paulo (Justino de Oliveira Advogados Associados – www.justinodeoliveira.com.br). Atuação especializada em Direito Administrativo, especialmente em contratos administrativos e concessões nas áreas de energia elétrica, petróleo, gás natural, portos, rodovias, ferrovias, saneamento básico, obras e serviços de engenharia em geral, tecnologia da informação e terceirização de serviços; anticorrupção e compliance; regulação. Leciona a disciplina de mestrado/doutorado em Corrupção na Administração Pública desde 2014 (Faculdade de Direito da USP). (http://www.direito.usp.br/docentes/estado/des_docentes_gustavo_justino_linhas_01.php) Árbitro especializado em direito público. Membro do Corpo de Árbitros da Câmara de Mediação Empresarial Brasil – CAMARB; Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem; do Conselho Arbitral do Estado de São Paulo – CAESP; da Câmara de Arbitragem das Indústrias do Paraná – CAIEP; da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial – CBMAE e da Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial do Paraná – ARBITAC. Coordenador da Comissão de Administração Pública do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC). Fundador e Ex-Coordenador e Membro integrante do Grupo de Estudos “Arbitragem e Administração Pública” desenvolvido junto ao Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr (2012 – 2016). Membro da Comissão de Arbitragem e Mediação da OAB-SP. Membro do Conselho Consultivo do CAESP. Associado à International Bar Association-IBA, integrante de diversos Comitês, como a Comitê de Arbitragem e o de Anticorrupção. Associado à Câmara de Comércio Internacional-CCI, integrante de diversas Comissões e Comitês, como Comissão de Arbitragem e Mediação, Comissão de Responsabilidade Corporativa e Anticorrupção, Subcomitê de Infraestrutura e Energia. Coordenador Científico do Convênio ANAPE-EPMESC (CAESP), para capacitação e treinamento dos Procuradores do Estado nas áreas de arbitragem, mediação, disputes boards e MESCs em geral (2016-2018.) 2 Pós-Doutor pelo Instituto Max-Planck de Direito Comparado e Direito Internacional Privado, com o tema “Comparative Study on International Arbitration involving states and state entities – application of international standards to Brazilian domestic state arbitration practice” (Bolsa CAM-CCBC; 2013-14). Pós-Doutor em Arbitragem Internacional pelo Amsterdam Center for International Law (Universidade de Amsterdam; 2017-18). Pós-Doutor em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Bolsa CAPES; 2007-08). Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP, 2005). Professor de Direito Administrativo na Escola Nacional de Administração Pública – ENAP (Brasília, Governo Federal). Endereço para acessar CV completo: http://lattes.cnpq.br/7719479896871993 Membro do Conselho Editorial da Editora Fórum (Belo Horizonte). Integra o Conselho Editoral e Cinetífico de inúmeros periódicos e revistas acadêmicas.Coordenador Técnico-Jurídico da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB-SP. Participou de diversas obras coletivas, tais como: A arbitragem e a nova contratualização administrativa. In: Edgard Guimarães. (Org.). Cenários do direito administrativo: estudos em homenagem ao Prof. Romeu Felipe Bacellar Filho (Fórum, 2004); A arbitragem e as Parcerias Público-Privadas. In: Carlos Ari Sundfeld – coordenador. (Org.). Parcerias público-privadas. (MALHEIROS, 2005); Parceria Público-Privada: uma abordagem multidisciplinar, (Editora RT, 2005); A arbitragem e as Parcerias Público-Privadas (Fórum Administrativo, a.5, junho, 2005); A arbitragem e as Parcerias Público-Privadas (REDAE, n.maio/julho, 2005); A Arbitragem e as Parcerias Público-Privadas (JAM Jurídica, 2006) e Investment Treaties, Foreign Investment and Brazilian Law: The Magic of Reality. Investment Protection in Brazil (Kluwer Law International, 2014); Agências Reguladoras Intermunicipais de Saneamento Básico: Atualidade, Problemática e Desafios. Regulação do saneamento básico: 5 anos de experiência da ARES-PCJ (Essential Ideal Editora, 2016), tendo diversos artigos publicados em jornais e periódicos especializados. Coautor dos livros Comentários à Lei dos Consórcios Públicos (Editora RT, 2006); Parcerias na Saúde (Editora Fórum, 2009); Contratação de serviços técnicos especializados por inexigibilidade de licitação pública (Editora Zênite, 2015); Comentários ao sistema legal brasileiro de licitações e contratos administrativos (Editora NDJ, 2016). Coordenador e autor da obra coletiva Terceiro setor, empresas e Estado: novas fronteiras entre o público e o privado (Editora Fórum, 2007) e Direito do Terceiro Setor (Editora Fórum, 2008). Autor dos livros Contrato de gestão (Editora RT, 2008); Direito administrativo democrático (Editora Fórum, 2010).

  • Gustavo Toniol Raguzzoni

    Bacharel em direito pela Universidade de Brasília (FD/UnB), pós graduando em Compliance e Integridade Corporativa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), pós graduando em Processo Civil pela Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional). Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal. Atua na Navarro Prado, Sociedade de Advogados que detém ampla experiência em assessoria jurídica e em contencioso estratégico para o Setor de Infraestrutura, especialmente em projetos logísticos (ferrovias, rodovias, portos, aeroportos), de infraestrutura básica (saneamento básico e energia); além de atuar no setor de segurança e defesa nacional. Sua atuação é focada em arbitragem, especialmente de infraestrutura e envolvendo o setor público; e contencioso estratégico. Detém experiência em contencioso administrativo junto a MInfra, SNPTA, ANTT, ANTAQ e TCU; além de contencioso judicial junto a Justiça Federal em processos relacionados ao setor logístico. No âmbito da arbitragem, em que atua desde 2016; é Membro-Consultor da Comissão Especial de Arbitragem do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; é Membro da Comissão de Métodos Adequados de Solução de Conflitos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal no triênio 2019/2021, em que Preside a Subcomissão de Arbitragem; foi Membro da Comissão de Arbitragem da OAB/DF no triênio 2016/2018; Atuou no convênio entre a OAB/DF e CBMAE para jovens Arbitralistas; Membro do programa CEPANI40, da associação da Instituição de Arbitragem e Mediação da Bélgica (CEPANI), e do Young Austrian Arbitration Practitioner para jovens profissionais da AUT|ARB; Integrou o UnB Moot Team para o Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot nos biênios 2014/15, 2015/16, 2016/17; 2018/19, na condição de pesquisador, orador e coach; Organizador da Competição Centro-Oeste de Arbitragem Preparatória para a Competição Brasileira de Arbitragem em 2016, 2017, 2019. É membro do Grupo de Estudos em Direito da Concorrência da Universidade de Brasília desde 2015. Possui extensão em Direito Concorrencial da União Europeia (UnB em associação com Universidade de Glasgow, 2014), em Direito da Concorrência (FGV, 2015; UnB, 2015; e CADE, 2016). Ex-membro do Grupo de Estudos em Direitos das Telecomunicações (GETEL/UnB) e do Veredicto (programa de simulações jurídicas, pesquisa e extensão da UnB).

  • Hebe Teixeira Romano Pereira da Silva

    Advogada, inscrita na OAB DF Servidora Pública – Advogada da União – desde 1985 Professora de Direito Processual Civil – UNICEUB Coordenadora de Direito Econômico de (ministério da Justiça) 1986 1990 Secretária de Direito Econômico, (Ministério da Justiça) 1997 a 1998 Conselheira do CADE (ministério da Justiça) 1999 a 2001. Membro da Comissão de Concurso do Ministério Público do Trabalho – representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Conselho Federal. Consultora Jurídica do Ministério do Trabalho e Emprego Coordenadora de Imigração – Vistos de Trabalho para estrangeiros – Ministério do Trabalho e Emprego – Conselho Nacional de Imigração. 2002 a 2006 Chefe de Gabinete do Advogado-Geral da União – AGU 2007 a 2017 Consultora Jurídica do Ministério dos Direitos Humanos – 2017 Secretaria Executiva e Ministra de Estado do Ministério dos Direitos Humanos 2017. Publicações Livros – O QUE O BRASIL PRECISA SABER SOBRE O MERCOSUL – EDITORA Brasília jurídica; 1999. Consultoria técnica da \\\\\\\\\\”LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DE DEFESA DA ORDEM ECONÔMICA\\\\\\\\\\” 1995 1996 – texto – “CONCORRÊNCIA E LEGISLAÇÃO NO BRASIL — A ATUAÇÃO DA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO FRENTE ÀS RELAÇÕES DE MERCADO E OS MONOPÓLIOS\\\\\\\\\\” Publicado no livro \\\\\\\\\\”ESTUDOS INTRODUTÓRIOS DE DIREITO ECONÔMICO\\\\\\\\\\”, – 1997

  • Henrique Gomm Neto

    Advogado, sócio escritório de advocacia Gomm advogados associados, Curitiba; Coordenador do Departamento de mediação da Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial do Paraná – ARBITAC; Diretor de Desenvolvimento do Conselho Nacional de Instituições de Mediação e Arbitragem – CONIMA; Superintendente do CONIMA – no Estado do Paraná; integra o Corpo de Mediadores do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comercio Brasil – Canadá, desde maio 2012.

  • Joaquim Tavares de Paiva Muniz

    Joaquim Tavares de Paiva Muniz é sócio de Trench, Rossi e Watanabe Advogados. Atua nas áreas de arbitragem e resolução de controvérsias, fusões e aquisições, societário e mineração. Formado em 1996 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Direito pela University of Chicago em 1999. Inscrito no NY Bar. Membro do Conselho Seccional da OAB/RJ, Presidente da Comissão de Arbitragem da OAB/RJ. Membro da Comissão de Arbitragem do Conselho Federal. Coordenador da pós-graduação em Arbitragem da Escola Superior de Advocacia – ESA/RJ. Coordenador para o Rio de Janeiro do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBar). Co-autor do livro “Arbitration Law of Brazil – Practice and Procedure” (Juris Publishing), Coordenador do livro “Arbitragem Doméstica e Internacional” (Forense) e autor do livro “Curso de Direito Arbitral” (CRV).
  • Jorge Ulisses Jacoby Fernandes

    Advogado, mestre em Direito Público, escritor, consultor, conferencista e palestrante. Exerceu ao longo de sua carreira no serviço público os seguintes cargos e funções: Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal – TCDF, Procurador e Procurador-geral do Ministério Público junto ao TCDF, Juiz do Trabalho do TRT/10ª Região, Advogado e Administrador Postal da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, atualmente é Diretor Presidente da Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados – JFR/AA. Consultor cadastrado no Banco Mundial e Articulista membro da Associação de Imprensa de Brasília – AIB e Federação das Associações de Imprensa do Brasil – FENAI. Graduação: – Direito e Administração Postal. Especialização: – Direito Público. Pós-Graduação: Metodologia do Ensino Superior. Mestrado: – Mestre em Direito, pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE em 2001. Advogado, consultor, parecerista, professor, conferencista e palestrante em Direito Administrativo e Administração Pública. Ocupações atuais: Conselheiro Editorial e colaborador da Revista Fórum Administrativo – FA e da Fórum de Contratação e Gestão Pública – FCGP da Editora Fórum. Colaborador da Revista Zênite ILC – Informativo de Licitações e Contratos. Colaborador do Boletim de Direito Administrativo e Boletim de Licitações e Contratos da Editora NDJ. Articulista membro da Associação de Imprensa de Brasília – AIB e Federação das Associações de Imprensa do Brasil – FENAI. Consultor cadastrado no Banco Mundial. Cargos Ocupados: Professor Da Disciplina de Fundamentos da Lei de Responsabilidade Fiscal da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino/MT, primeiro semestre de 2004. Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal – TCDF Empossado em 13 de dezembro de 2001, por nomeação do Excelentíssimo Senhor Governador do Distrito Federal, Joaquim Domingos Roriz. Procurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal, empossado em 16 de maio de 2001. Procurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal, empossado em 12 de maio de 1997. Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal, empossado em 30 de abril de 1990. Juiz do Trabalho Substituto, na 10ª Região, empossado em 19 de dezembro de 1989, tendo presidido a 1ª e 5ª Juntas de Conciliação e Julgamento – JCJ de Brasília e 2ª JCJ de Cuiabá, onde foi também Diretor do Foro. Advogado da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT de 02.02.1986 a novembro de 1990. Assessor Jurídico do Chefe de Departamento de Administração de Recursos Humanos da ECT. Chefe da Divisão de Cargos e Salários do Departamento de Administração de Pessoal da ECT, a partir de 28.02.1989. Assistente de Chefe do Departamento do Departamento de Administração de Pessoal da ECT, a partir de 01.04.1986. Chefe da Seção de Promoção e Reclassificação do Departamento de Administração de Pessoal da ECT, a partir de 01.05.1981. Administrador Postal da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a partir de 01 de agosto de 1980. Advogado Voluntário da Fundação de Assistência Judiciária da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Distrito Federal, no período de 21.05.1987 a 20.12.1989. Professor da disciplina de Direito Administrativo da AEUDF. Coordenador-Substituto do Curso de Direito da AEUDF, conforme Portaria n° 30/98 – ICS.
  • José Miranda de Siqueira

    Pós Doutorado em Direito de Propriedade – Universidade de Messina –Itália, Doutorado em Direito Universidade Nacional de Lomas de Zamora – Argentina (disciplinas concluídas com aprovação).Doutorado em Direito Universidade Autônoma de Lisboa (Disciplinas concluídas com aprovação em fevereiro de 2017) Mestrado em Direito. ARBITRAGEM INTERNACIONAL – Universidade Católica de Brasília Livros publicados SIQUEIRA, Miranda José de. “Comentários à Lei do Novo Sistema Financeiro Imobiliário. Edição Brasília- Nova Cultura – SIQUEIRA, Miranda José de. “Guia Jurídico do Consumidor para Transações Imobiliárias” editado pela Editora LTR SP ; SIQUEIRA, Miranda José de. “O Método Científico Aplicado ao Direito” editado pela Editora Brasília Jurídica Editora; SIQUEIRA, Miranda José de. “O Novo SFI” publicado pela Editora Projecto; SIQUEIRA, Miranda José de. “A Arbitragem e a Resistência das Elites Corporativistas no Direito Imobiliário Brasileiro” editora Projecto Cultural. SIQUEIRA, Miranda José de. “Apostila de Direito Imobiliário Básico.” SIQUEIRA, Miranda José de. “Considerações sobre a arbitragem comercial no Brasil e no mundo” Revista da Faculdade de Direito – UNIPLAC Jurídica, . SIQUEIRA, Miranda José de. “Cadernos de direito imobiliário” Editora Projecto Cultural). SIQUEIRA, Miranda José de. “Negociação internacional na fase pré-contratual” (em fase de publicação). SIQUEIRA, Miranda José de. “A solução de controvérsia na Organização Mundial do Comercio: caso Bombardier versus Embraer’’( dissertação defendida e aprovada como trabalho final relativo ao título de Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília). SIQUEIRA, Miranda José de. “O direito dos transportes como ferramenta de combate à bioinvasão dos mexilhões dourados pelas águas de lastro dos navios’’( trabalho concluído em dezembro de 2011 para fins acadêmicos junto ao curso de Doutorado em Direito da Universidade de Lomas de Zamora). SIQUEIRA, Miranda José de. A regulação do Uso da Propriedade no direito Comunitário Europeu e a Tutela dos Interesses Gerais como fator limitador do direito de propriedade: “Caso Bank Melli Iran versus Conselho da União Europeia”. (Tese apresentada na Universidade de Messina-Itália na defesa da Tese de Pós Doutoramento em Direito de Propriedade) ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA ADVOCACIA Advogado sócio da Miranda Advogados Associados, Sociedade Civil de Advogados, exercendo advocacia cível, empresarial e imobiliária desde 1983. Atua prestando: Assessoria na constituição de companhias, joint ventures, consórcios e demais tipos societários; Análise de documentos societários (p.ex. estatutos, atas de assembleias, acordo de acionistas, atas de reunião de acionistas e quotistas); Consultoria no planejamento, estruturação e implementação de reorganizações societárias (fusões, aquisições, cisões, incorporações e liquidações); Assessoria em aquisições ou alienações de controle, interesse minoritário (capital de risco); Condução de auditorias jurídicas (due diligence) para fusões, aquisições e incorporações (incluindo a montagem de salas de informação); e Preparo de estudos e pareceres societários em geral. Criação de Parceria Público Privadas, estudo de aplicação da Lei 12.766/2012 Possui notória especialização na área do Direito de Propriedade atuando na preparação de estudos e pareceres numa variada gama de assuntos correlacionados à área imobiliária, notadamente criação de Fundos Imobiliários, montagem de operações imobiliárias envolvendo securitização de recebíveis em caráter nacional ou com investidores estrangeiros, assessoria em incorporação imobiliária recuperação de créditos imobiliários vinculados ao Sistema de Financiamento Imobiliário, busca e apreensão de imóveis, consolidação da propriedade fiduciária, além de soluções jurídicas de direito urbanístico envolvendo terras públicas, em operações imobiliárias envolvendo direito administrativo.

  • João Paulo Moreschi

    Graduado em Direito pela Universidade de Cuiabá; Pós-graduado em Direito Empresarial pela Fundação Escola do Ministério Público de Mato Grosso; Sócio Proprietário do Moreschi Advogados em Cuiabá/MT; Advogado e Conselheiro da AgriVest Americas, Inc; Advogado e Conselheiro da Resource Holdings, Inc; Advogado e Administrador da empresa M1 Gerenciamento Ltda (empresa de investidor estrangeiro); Advogado militante na área empresarial, especificadamente no agronegócio, mineração, societário, contratual, cível, comercial, investimento estrangeiro e penal; Atuação em reestruturações bancárias, empréstimos, financiamentos e investimentos a produtores rurais, empresas do setor do agronegócio e mineradoras de ouro; Coordenador do Curso de Extensão em Mediação Empresarial – Fundação Escola do Ministério Público de Mato Grosso; Presidente da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB/MT (2013/2015); Membro Titular da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Conselho Federal da OAB (2013/2015); Membro Relator da Terceira Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MT (2013/2015); Conselheiro da Agência Municipal de Água, esgoto e saneamento do município de Cuiabá/MT – AMAES (2012/2015); Palestrante da Escola Superior da Advocacia Seccional de Mato Grosso; Membro do Comitê Multi-Institucional do Sistema Judicial de Mato Grsso – TJMT Conselheiro do Programa Justiça Comunitária do TJMT (2011/2014); Presidente da Comissão de Cultura e Responsabilidade Social da OAB/MT (2010/2012); Árbitro na 5.ª Edição da Competição Brasileira de Arbitragem, realizada em Belo Horizonte/MG (2014);
  • João Carlos Medeiros de Aragão

    Doutor em Direito Constitucional, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), possui mestrado em Direito das Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Brasília (2005), Pós-Graduação lato sensu em Advocacia na Instância Superior, graduação em Direito (1984). Graduado em Letras, com pós-graduação em Linguística do Texto. Graduado em Pedagogia, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Jurídico. Professor do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA-UniCEUB. Professor do CENTRO DE FORMAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO E TREINAMENTO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Poder Judiciário no Brasil, Poder Legislativo no Brasil e no mundo, juiz, poderes e atribuições, imunidade parlamentar no Brasil, decoro parlamentar e Legística, Jurisdição Constitucional, Arbitragem, Direito de Família, Sucessões e Processo Civil. Assessor Jurídico da Primeira-Secretaria (Mesa) da Câmara dos Deputados. Membro do Instituto dos Advogados do Distrito Federal. Professor de Direito Constitucional, Direito Processual Civil e orientação de monografia, na graduação e na pós-graduação. Orientador de Monografia na Pós-Graduação-lato sensu da ATAME -Faculdade Cândido Mendes. Professor Associado do Programa do Mestrado/Doutorado do UniCEUB. Pesquisador associado do Centro Brasileiro de Direito Constitucional. Membro do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem-CEBRAMAR. Advogado.
  • Leandro Rigueira Rennó Lima

    Mediador de Conflitos certificado pelo IMI; Advogado; Consultor independente com experiência em Direito Empresarial, Arbitragem e Mediação; Mediador Judicial cadastrado junto ao TJMG; Mediador Certificado Avançado pelo ICFML; Professor de Direito Empresarial e de Estágio Supervisionado em Mediação da PUC Minas desde 2001; Coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu em Direito de Empresa e de Mediação de Conflitos do IEC/PUC Minas; Doutor pela Université de Versailles (França) em 2010; Mestre pela PUC Minas em 2002; Bacharel pela Faculdade de Direito Milton Campos em 1997; Vice-Presidente de Mediação da CAMARB; Vice-Presidente de Assuntos Acadêmicos do ICFML BRASIL; Membro do Conselho Deliberativo da CAMARB; Membro da Lista de Árbitros da CAMARB; Membro da Lista de Mediadores da CAMARB e do CAM-CCBC; Membro do CBAr; Coordenador do NEE – Núcleo de Estudos Empresariais da PUC Minas; Membro da Comissão Organizadora da Competição Brasileira de Mediação Empresarial da CAMARB; Ex-Diretor do CONIMA; Ex-Presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/MG; Ex-Coordenador Geral do Congresso Brasileiro de Arbitragem e Mediação Empresarial.
  • Leandro Tripodi

    Bacharel e Doutor (cum laude) em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), tendo sido pesquisador visitante de doutorado na Universidade de Viena. Sua tese de doutorado, a primeira em Inglês a ser defendida no tradicional Largo de São Francisco, discorre de forma inovadora sobre o regime jurídico dos contratos de compra e venda internacional de mercadorias e serviços (CISG-CISGS). É considerado um nome atuante em matéria de direito dos contratos, comparecendo frequentemente como palestrante no Brasil e no exterior, e com numerosas publicações. Foi pesquisador da Comissão das Nações Unidas para o Direito Comercial Internacional (UNCITRAL), em Viena. É Coordenador Acadêmico do Site CISG Brasil e membro do Comitê Científico da Rede Colaborativa CISG Brasil; idealizador e co-organizador do Concurso de Monografias \\”Prof. Albert H. Kritzer\\” Sobre a CISG (Prêmio Kritzer de Monografias); membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr); e da Associação Americana de Direito Internacional Privado (ASADIP). Foi orador e, posteriormente, treinador da Equipe da USP para o Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, em Viena; International Law Officer da Moot Alumni Association (MAA) e co-editor da CISG Translation Network; co-fundador e coordenador do Grupo da USP em Estudos de Arbitragem e Contratos Internacionais (ABCINT); além de atuar como árbitro e avaliador em inúmeras competições jurídicas nacionais e internacionais. É listado como especialista pela Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), pertencente à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); e como árbitro pelo Centro de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (CAM-FIEP). Foi servidor de carreira do Ministério da Fazenda por dezessete anos.

  • Lucas Navarro Prado

    Lucas Navarro Prado é advogado especializado na interação público-privada, particularmente no âmbito de contratos governamentais nas áreas de infraestrutura, defesa e tecnologia (www.navarroprado.com.br). Graduado em direito pela USP e pós-graduado em Finanças Corporativas pela FIA/USP, é coautor dos livros “Comentários à Lei de PPP” (juntamente com Mauricio Portugal Ribeiro) e “Regime Diferenciado de Contratação” (juntamente com Mauricio Portugal Ribeiro e Mário Engler Pinto Júnior). Foi Consultor do Banco Mundial (2011-2012), Superintendente Jurídico da SABESP (2009-2010), assessor jurídico da Unidade de PPP do Governo Federal (2005-2007), Conselheiro de Administração da CEG Rio de Janeiro (2006-2007) e Conselheiro de Administração da SESAMM – Serviços de Saneamento de Mogi Mirim (2009-2010)
  • Luis Fernando Guerrero

    *Mestre em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo com o tema Convenção de Arbitragem e Processo Arbitral (dissertação convertida em livro publicado pela Editora Atlas em 2009) *Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (com o tema efetividade das estipulações voltadas para a instauração de um sistema multi-portas de solução de conflitos). *Visiting Scholar pela Columbia Law School – Nova Iorque. *Especialista em Negociação e Mediação pela Northwestern University. *Advogado, sócio de Lobo & De Rizzo Advogados, atuando as área civil e empresarial. *Autor de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.
  • Luiz Antonio Scavone Junior

    Advogado militante, Administrador de Empresas pela Universidade Mackenzie, Mestre e Doutor em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e professor de Direito Imobiliário, Direito Civil e Direito Arbitral nos cursos de graduação e pós-graduação em Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Escola Paulista de Direito – EPD. É autor dos livros: Direito Imobiliário; Juros no direito brasileiro e Arbitragem, mediação, conciliação e negociação pela Editora Forense; Obrigações – abordagem didática, Comentários às alterações da Lei do Inquilinato pela Editora Revista dos Tribunais; Do descumprimento das obrigações e Responsabilidade Civil, estes pela Editora Juarez de Oliveira. É coautor do livro Lei do Inquilinato Comentada (Ed. Forense) e Despesas ordinárias e extraordinárias de condomínio (Editora Juarez de Oliveira); Coordenou a obra “Comentários ao Código Civil” (Editora Revista dos Tribunais). Foi professor de Direito Civil do Curso de Bacharéis da Ordem dos Advogados do Brasil – SP e de Direito Civil, Direito Imobiliário e Arbitragem da FMU. É professor Titular do Mestrado da Escola Paulista de Direito.
  • Luiz Olavo Baptista

    Membro do corpo de conciliadores do ICSID, da Association Française d’Arbitrage (AFA) e do ICC Institute of World Business Law. Atua em arbitragens ICSID, PCA, SCC, CCI e em arbitragens ad hod regidas pelas regras da UNCITRAL, bem como perante as mais renomadas instituições arbitrais brasileiras, como a CCBC, CIESP/FIESP, FGV, Câmara de Arbitragem do Mercado e a CAMARB. Foi presidente do Painel “EA4” dos Comissionários para o Conselho da Comissão de Compensação das Nações Unidas. Atuou como árbitro presidente em procedimentos do Protocolo do MERCOSUL para Resolução de Controvérsias. Bacharel em Direito e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Ph.D pela “Université de Droit, d’Économie ET Sciences Sociales de Paris”. Doutor Honoris Causa da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Vice-presidente do Comitê de Direito Internacional Privado do Inter American Bar Association. Colaborador correspondente do Institut Internacional pour L\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\’Unigication du Droit Privé – UNIDROIT, Roma, desde 1977..Membro da Governing Council da UNIDROIT (1998- 2001) Proficiente em inglês, francês e italiano
  • Marcelo Markus Teixeira

    Doutor em Direito Internacional Privado pela Universität zu Köln (Alemanha), (com tese escrita sobre a arbitragem privada internacional), Mestre em Direito Internacional Privado pela Universität zu Köln (Alemanha), (com dissertação escrita sobre arbitragem privada internacional) Mestre em Direito da União Europeia pela Università degli Studi di Padova (Itália).¨Advogado atuante na área do direito internacional. Coordenador do Programa de Mestrado da UNOCHAPECÓ-SC. Fluente em inglês, alemão, italiano, espanhol e português.

  • Marcelo Ricardo Escobar

    Doutor em Direito pela PUC/SP, Mestre em Direito pelo Mackenzie, Fellow do Chartered Institute of Arbitrators (FCIArb), Foi Consultor da ONU/PNUD. Árbitro integrante da lista de árbitros da Hong Kong International Arbitration Center e de instituições brasileiras de arbitragem, Membro da Diretoria do Capítulo Brasileiro do Club Español Del Arbitraje, Membro da London Court of International Arbitration (LCIA), Professor do Curso de Pós Graduação em Arbitragem da PUC/COGEAE, Coordenador do Curso de Atualização em Arbitragem da Faculdade Damásio, Professor Convidado do Curso de Pós Graduação do Mackenzie, Foi Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo e Conselheiro Julgador do Conselho Municipal de Tributos de São Paulo. Advogado em São Paulo.

  • Marco Antonio Fonseca Júnior

    Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e pós-graduado em Direito do Estado e Regulação (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Marco Fonseca se especializou na área de Direito Concorrencial e Relações Governamentais. Marco Fonseca concluiu Curso de Direito Econômico, promovido pela Escola Superior da Advocacia/Ordem dos Advogados do Brasil, em 2012, bem como o Curso Updating and Challenges to Competition Defense in the European Union, promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional – IBRAC, em 2013. Membro do Comitê de Concorrência do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – CESA, no Distrito Federal. Marco Fonseca é Secretário-Geral da Comissão de Defesa da Concorrência da OAB/DF, membro da Associação Universitária Internacional e integrante do comitê de legislação da American Chamber of Commerce – AMCHAM. Escolhido para representar o Distrito Federal no Programa Jovens Líderes do Brasil, promovido pela Associação Universitária Internacional – AUI em julho de 2010. Fluente em inglês. Autor e coautor de diversos artigos sobre direito da concorrência.

  • Marco Antônio Rochael França

    Advogado (Direito Internacional, Securitário e Imobiliário); Mestrando em Educação pela Universidade Iberoamericana do Atlântico (Espanha); Especialista em Direito dos Negócios Internacionais pela Universidade Complutense de Madrid – UCM (Espanha); Especialista em Direito Internacional pela Escola Paulista de Direito – EPD (São Paulo – SP); Pós-Graduado em Direito Empresarial e Contratos – UNICEUB (Brasília – DF); Professor de Direito Internacional Público e Privado; Professor em MBA de Mediação e Arbitragem na AEUDF (Brasília – DF); Secretário-Geral da Comissão de Relações Internacionais da OAB/DF; ex-membro da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/DF; Diretor na Rede Internacional de Excelência Jurídica – Brasília DF (RIEX/DF); Diretor-Fundador da Faculdade Inspirar – Brasília – DF.
  • Marcos Augusto de Albuquerque Ehrhardt Junior

    Advogado, concluiu o mestrado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 2006. Atualmente cursa o Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Assistente de Direito Civil da UFAL. Leciona a mesma disciplina em diversos Cursos pós-graduação (ESMAPE, UFPE, Faculdade Baiana/EMAB, Juspodivm), Professor da Escola Superior da Advocacia em Alagoas (ESA/AL) e Professor da Escola Superior da Magistratura em Pernambuco (ESMAPE). É autor dos livros Revisão Contratual (2007) e Direito Civil: LICC e Parte Geral (2009) e co-organizador dos livros Temas de Direito Civil Contemporâneo (2008), Famílias no Direito Contemporâneo (2009), Leituras Complementares de Direito Civil – Direito das Famílias (2009), todos publicados pela Editora Juspodivm e ainda co-organizador da obra Revisitando a Teoria do Fato Jurídico (2009), publicada pela Editora Saraiva e de diversos artigos jurídicos publicados em revistas especializadas.
  • Marcos de Campos Ludwig

    Advogado no Rio de Janeiro e árbitro listado no painel de instituições reconhecidas no Brasil e na China (CIETAC e SHIAC), com experiência como co-árbitro em tribunais em disputas envolvendo assuntos contratuais, societários ou regulatórios. Como sócio coordenador da área de Infraestrutura & Projetos do escritório Veirano Advogados, Marcos Ludwig assessora clientes brasileiros e estrangeiros em assuntos societários, contratuais, regulatórios e de governança corporativa em setores e indústrias variados, com foco primário em infraestrutura. Tem experiência em lidar com contratos comerciais, aquisições, joint ventures, concessões e PPPs, licitações em geral, assuntos regulatórios, desenvolvimento de projetos, governança corporativa, ética e integridade, e outros assuntos estratégicos. Também atua em questões relativas ao direito da arte, instituições culturais e patrimônio, bem como na constituição e governança de fundos patrimoniais. Marcos é frequentemente convidado a palestrar em conferências e faz apresentações no Brasil e no exterior, incluindo em Nova Iorque, Paris, Melbourne, Pequim e Shanghai. Ele tem artigos e resenhas publicados no Brasil e no exterior sobre arbitragem, contratos e direito regulatório, entre outros assuntos. É membro do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e representa Veirano Advogados regularmente em comitês ou eventos do GRI Infra Club, da International Chamber of Commerce – ICC Brasil e do Centro Brasileiro de Relações Internacionais – CEBRI, entre outras associações. Entre 2010 e 2015, foi sócio e diretor jurídico de uma empresa de desenvolvimento e participações em projetos de infraestrutura, Fabrica Participações, ocupando posições na diretoria e no conselho de administração de empresas investidas ao lado de representantes de investidores institucionais estrangeiros e outros sócios. Entre 2006 e 2007, trabalhou como advogado visitante no escritório de Nova York de uma firma jurídica internacional. Antes disso, foi professor substituto de direito civil na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre/RS, entre outras posições acadêmicas, além de palestrante convidado de cursos de pós-graduação lato sensu da FGV Direito Rio no Rio de Janeiro/RJ. É bacharel e mestre em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e possui LL.M. pelo Instituto de Direito Comparado da Universidade McGill, Montreal, Canadá, onde obteve menção honrosa (Dean’s Honour List).

  • Marcos Hokumura Reis

    Advogado, árbitro e professor. Graduação em Direito na Universidade Mackenzie. Graduação em Administração de Empresas na Fundação Armando Álvarez Penteado FAAP. Especialização em Direito Tributário pelo Centro de Extensão Universitário. Advogado especializado em Direito do Agronegócio, com forte atuação na emissão, estruturação e execução dos principais títulos de crédito do Agronegócio. Consultor jurídico em diversas operações societárias e contratuais de compra e venda de empresas, associações, contratos de joint ventures, bem como consultor jurídico para discussão, negociação e interpretação de acordo de acionistas.

    Sócio fundador do escritório Reis, Souza, Takeishi & Arsuffi Advocacia Empresarial.

    Membro da Miami International Arbitration Society – MIAS.

    Membro e Coordenador do Grupo Arbitragem no Agronegócio do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAR.

  • Marcus Valverde

    Sócio Fundador do escritório Marcus Valverde Sociedade de Advogados. Atua nas áreas de arbitragem, societário, fusões e aquisições e direito internacional privado. Associado internacional do escritório Shearman & Sterling LLP em Nova Iorque (2010 – 2011). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Mestre em Direito pela Harvard Law School. Especializado em negociação e na criação de mecanismos para a resolução de disputas (dispute systems design) pelo Program on Negotiation at Harvard Law School (PON). Membro do Conselho Diretor e do Comitê Jurídico da Harvard Business School Angels Association of Brazil, organização por meio da qual assessora investidores em operações de investimento em empresas de tecnologia. Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr). Aprovado nos exames escrito e oral para a posição de membro do Chartered Institute of Arbitrators (CIArb). Fundador do Grupo de Estudos em Arbitragem e Direito do Comércio Internacional da PUC-Rio (GEADICI). Inscrito na Ordem dos Advogados de Nova Iorque e na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccionais Rio de Janeiro e São Paulo.
  • Maria Augusta Rost

    Sócia fundadora do Barretto & Rost Advogados. É árbitra da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (CAMFIEP). Especialista em Direito Processual Civil. Mestranda em Direito do Estado pela Universidade de Brasília – UnB com dissertação na área de arbitragem. É pesquisadora e coordenadora do Grupo de Estudos em Arbitragem do Instituto Brasiliense de Direito Público de Brasília – IDP. Autora de diversos artigos jurídicos e coordenadora da obra coletiva Brazil Infrastructure Law (2016) publicada pela editora Eleven da Holanda. Tradutora e fluente em inglês.
  • Mario Engler Pinto Junior

    Professor e Coordenador do Mestrado Profissional da FGV Direito SP Doutor em Direito Comercial pela USP Procurador do Estado de São Paulo (aposentado).

  • Marlon Tomazette

    Mestre e Doutor em Direito. Advogado, Procurador do Distrito Federal, professor do IDP, da Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e do Centro Universitário de Brasília – CEUB. Tem como áreas de atuação principal o direito societário, o direito falimentar e recuperacional e os contratos empresariais. Link para currículo completo: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137541J6

  • Nathalia Mazzonetto

    Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP – 2004), Especialista em Direito Processual Civil e Arbitragem na Università degli Studi di Milano (Milão – Itália – 2005) e em Direito da Propriedade Intelectual na Università Commerciale Luigi Bocconi (Milão – Itália – 2005) e na Faculdade de Direito da GV (GVLaw/SP – 2006). É Mestra em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP) – 2012, dissertação em Arbitragem (“Partes e Terceiros na Arbitragem”), com o fomento e apoio da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP – 2009). Doutoranda junto à Universidade de São Paulo (USP), sendo seu objeto de pesquisa os mecanismos extrajudiciais de resolução de disputas para conflitos tendo por objeto propriedade intelectual. É especialista do Centro de Resolução de Disputas em Propriedade Intelectual da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI). Membro da lista de Mediadores OMPI/INPI-BR para controvérsias relativas a direitos da propriedade intelectual perante o INPI-BR. Integra o painel de Neutrals e Mediadores da International Trademark Association (INTA), para atuar na resolução de conflitos marcários e tendo por objeto concorrência desleal.
  • Rafael Munhoz de Mello

    Mestre em Direito Administrativo pela PUC/SP, Presidente da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná – CAMFIEP e Membro da Comissão Nacional de Arbitragem do Conselho Federal da OAB, tendo atuado, como árbitro ou advogado, perante instituições arbitrais diversas (Câmara de Comércio Internacional – CCI, Câmara de Comércio Brasil/Canadá – CCBC, Câmara de Mediação Arbitragem CIESP/FIESP – CMA, Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial do Paraná – ARBITAC, Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná – CAMFIEP, Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem do Espírito Santo – CBMAES, Câmara FGV de Mediação e Arbitragem), notadamente em conflitos empresariais e litígios envolvendo a Administração Pública.

  • Rafael Ferraresi Holanda Cavalcante

    Direito do Trabalho (Individual e Coletivo) • Direito Processual do Trabalho • Direito Processual Civil com ênfase na área trabalhista • Advocacia contenciosa e consultiva trabalhistas Formação Acadêmica • Graduou-se com especialização em Direito e Processo do Trabalho pela UDF, em 1998 • Pós-graduado em Direito Processual Civil pela UDF, em 2001 • Especialista em Mediação pela UnB, em 2001 • Mestrando em Direito do Trabalho pela PUC-SP desde 2014 Associação/Entidades • Ex-Secretário-geral Adjunto da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/DF • Ex-Conselheiro da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante da OAB/DF Experiência Profissional • Atuação nas áreas de Direito do Trabalho (Individual e Coletivo), Direito Processual do Trabalho, Mediação e Arbitragem trabalhistas, Direito Processual Civil com ênfase na área trabalhista e Advocacia contenciosa e consultiva trabalhistas, especialmente no TST e STF (matéria trabalhista) • Ex-Professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da UCB • Ex-Gestor Adjunto do Núcleo de Prática Jurídica da UCB • Ex-Orientador na área trabalhista no Núcleo de Prática Jurídica da UCB Prêmios e Distinções • Eleito pela Análise Advocacia um dos advogados mais admirados do Brasil na área Trabalhista Publicações • Autor de diversos artigos jurídicos publicados nos campos do Direito do Trabalho (Individual e Coletivo), Processo do Trabalho, Mediação e Arbitragem (trabalhistas) e Processo Civil Línguas-• Espanhol e Inglês.

  • Rafael Freitas Machado

    Advogado e mediador, integrou um dos maiores escritórios de advocacia empresarial do Brasil onde foi responsável pelo acompanhamento dos casos em trâmite nos Tribunais Superiores e Agências Reguladoras. Atualmente atua nas áreas de Arbitragem, Contencioso Civil, Contratos, Recuperação Judicial, Falências e Consultoria Legislativa. É membro e coordenador regional do Comitê Brasileiro de Arbitragem – Cbar e membro da Comissão de Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil – Distrito Federal, na quais desenvolve importantes trabalhos perante o Congresso Nacional e Universidades. Integra as listas de árbitros da Associação Comercial do Distrito Federal – ACDF e de mediadores do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem – CEBRAMAR. Adicionalmente, é professor no Centro Universitário de Brasília – UNICEUB desde 2012 e do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP desde 2013. Doutorando pelo Uniceub e Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito de Lisboa/Portugal. Possui especializações em Ciências Jurídico-Políticas (Constitucional, Administrativo e Arbitragem) pela Faculdade de Direito de Lisboa/ Portugal; em Education Law and Policy pela European Association for Education Law and Policy, na Antuérpia/Bélgica; e em Direito Processual Civil pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – AEUDF/ICAT. Fluente em Inglês e Italiano.

  • Rafael Furman Alves de Souza

    Advogado inscrito na OAB-MT. Atua com ênfase no Direito empresarial, agrário e de proteção de dados, resolvendo demandas utilizando-se das premissas incorporadas pelos métodos extrajudiciais de resolução de conflitos, Assessor Jurídico da ACC – Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá-MT e da FACMAT – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso.

  • Ralph Sapoznik

    Advogado com atuação no Brasil e em New York Conselheiro da ABDI (ministério da economia); Conselheiro de empresas nas áreas de tecnologia, seguros, indústria e comércio e alimentícios. Foi membro do grupo de arbitragem do escritório Gibson Dunn & Crutcher (participação como advogado em arbitragens internacionais, que se tornaram publicas incluindo: Gasoduto Brasil/Bolivia; Iberdrola e Bolivia ). Advogado que negociou o conflito societário de grandes grupos internacionais, com interesses no Brasil. Ganhou prêmio da revista Latin Lawyer pela resolução de conflitos envolvendo a Parmalat SPA (Itália) e a Parmalat Brasil; bem como os conflitos societários do grupo Parmalat e sociedades no Brasil (incluindo a solução do conflito da Batavia S/A que acabou por formar a BRF junto com a Sadia e a Perdigão). Responsável pela renegociação de grandes dívidas bancárias e com bond-holders. Assessorou solução de conflitos por meio de negociação junto a fundos de investimentos e suas investidas.

  • Raquel Bezerra Cândido

    Advogada atuante nas áreas de direito concorrencial, contencioso cível estratégico e relações institucionais e governamentais. Formou-se em Direito, no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Fez pós-graduação em Direito Econômico e das Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Obteve seu LL.M em Estudos Jurídicos Internacionais (International Legal Studies Program) pela American University, Washington College of Law (EUA), revalidado como Mestrado pela Universidade de Brasília. Participou do Program on Negotiation: Negotiation and Leadership, da Harvard University (2014). Foi assessora do Ministro Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (2004-2008). Desde 2009 integra o escritório Magalhães e Dias Advocacia em Brasília. É coordenadora do Centro de Carreira e Excelência da Escola de Direito de Brasília, do Instituto de Direito Público (EDB/IDP) desde 2017. Atualmente é, também, Diretora do Instituto Brasileiro de Estudos da Concorrência, Consumo e Comércio Exterior (biênio 2020/2021) e Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil pela Seccional do Distrito Federal (triênio 2019/2021).

  • Renan Santos Martins

    Advogado, possui graduação em Direito – Universidade Salgado de Oliveira (2011) e em Gestão em Marketing – Faculdades Objetivo (2006). Pós-graduado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela UCAM – Universidade Cândido Mendes (2011), Presidente da Comissão de Mediação e Conciliação OAB-GO, representante local e vice-presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem do IBREI – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento das Relações Empresariais Internacionais. Sócio do escritório Moura, Reis, Martins e Sahium Advogados, atua nas áreas do Direito Empresarial, Societário, Civil e Ambiental, com o foco em Negociação e Solução de Conflitos.

  • Ricardo Ranzolin

    Sócio de Silveiro Advogados. Áreas de Atuação: Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Societário, Direito Comercial, Direito das Sucessões, com ênfase em Contencioso, Arbitragem e Negociação. Graduado em Direito pela UFRGS. Mestre em Direito pela PUC-RS, com publicação da dissertação ‘O Controle Judicial da Arbitragem’’. Pós-graduado em Business Administration pela Harvard Business School. Especialista em Processo Civil pela PUC-RS. Vice-Presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem da Federação das Indústrias do Estado do RS. Membro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Conselho Federal da OAB. Presidente da Comissão de Arbitragem da OAB-RS. Conselheiro da OAB-RS. Membro Julgador da 2ª Câmara Recursal do Tribunal de Ética da OAB-RS Presidente do Comitê de Legislação da Câmara Americana do Comércio – AMCHAM-RS. Presidente do Instituto Liberdade. Diretor e Conselheiro do Instituto de Estudos Empresariais. Presidente da União Empresarial. Diretor do Junior Achievement do Rio Grande do Sul Professor Convidado nos Cursos de Pós-Graduação em Direito Empresarial da Escola Superior da Magistratura do RS, UFRGS, Unisinos e PUC-RS, Disciplina: Arbitragem. Autor de diversos artigos na área do Direito Processual Civil, Arbitragem e Direito dos Negócios.

  • Roberto Pasqualin Filho

    Formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP) com especialização em Direito Tributário. Especializado em Direito Americano e Internacional pela Academy of American and International Law, nos EUA. Membro do Conselho Consultivo do CONIMA, onde foi Presidente e Diretor de Arbitragem. Membro do Conselho Consultivo e Conselho Fiscal do CBAr. Fundou e presidiu o Centro de Arbitragem da AMCHAM; foi VP do Dispute Resolution Practice Group para América Latina e Caribe da Lex Mundi. Atuou com Árbitro nos principais Centros de Arbitragem brasileiros: CAM-CCBC; CIESP/FIESP; AMCHAM; Instituto de Engenharia; FGV; CAMARB; e na Corte de Arbitragem da ICC. Integra a Lista de Árbitros de vários Centros de Arbitragem. É titular do escritório Roberto Pasqualin, onde atua como árbitro; mediador; advogado de parte; consultor jurídico em tributário, societário, contratos e contencioso. Foi sócio de PLKC; Pasqualin; Demarest; Tess Pasqualin. Foi advogado em Lefosse; Pinheiro Neto; Pricewaterhouse; Monsanto; Riachuelo; Cabral de Menezes. E assessor jurídico voluntário na Assembleia Nacional Constituinte, em 1988. Participa ou participou como associado e/ou dirigente de associações profissionais: AMCHAM Brasil; AMCHAM RJ; Instituto Spiralis; Sejubra; Alumni; NUPET; ABDF; OAB-SP; AASP; IASP. No exterior, na Interlaw; Lex Mundi; IFA; ICCA; ICC. Escreve matérias jurídicas em livros, coletâneas, revistas e jornais sobre direito arbitral; empresarial; internacional; tributário; e temas políticos e filosóficos. Organiza e participa de cursos, seminários, conferências e palestras nessas matérias, no Brasil e no exterior.

  • Roberto Tarashigue Oshiro Júnior

    Advogado, especializado e atuante em Direito Tributário, Imobiliário, Empresarial (Fusões, Aquisições e Incorporações), Societário, Sucessório, inclusive em Planejamento Tributário, Sucessório, Societário e Proteção Patrimonial (blindagem de bens), com a estruturação holdings empresariais e imobiliárias de Grupos Econômicos Familiares. Consultor empresarial, especializado em Gestão Empresarial e em Projetos de Financiamento e Captação de Recursos. Com experiência em Planejamento Estratégico, Estudos de Viabilidade Econômica, Estruturação de Grandes Negócios (Empresariais e Imobiliários), Projetos de Financiamento do FCO e BNDES. Membro Titular Julgador da Junta de Recursos Fiscais desde 2005, tribunal que julga em segunda e última instância de todos os processos administrativos tributários de Campo Grande. Conselheiro Titular do Tribunal Administrativo Tributário 2007-2010, tribunal que julga em segunda e última instância de todos os processos administrativos tributários de Mato Grosso do Sul. 1.º Secretário da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem de Campo Grande e do Mato Grosso do Sul, Diretor do Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual de Campo Grande, Diretor Jurídico da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande, ex-presidente do Conselho de Usuários da Anatel na Oi-Brasil Telecom em Mato Grosso do Sul e empresário.

  • Rodrigo Badaró de Castro

    Advogado formado em 2000 pela Faculdade de Direito Milton Campos, especialista em Direito Empresarial, com pos graduação na FGV- Fundação Getulio Vargas, com curso de extensão em finanças pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras, e em direito público pelo IDP. Foi membro da Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Titulos para Procurador da Fazenda Nacional. É membro efetivo do IADF (Instituto dos Advogados do Distrito Federal), Diretor do CESA (Centro de Estudos da Sociedade de Advogados), Conselheiro Federal da OAB pelo Distrito Federal em 2010/2013 e atualmente no mandato de 2019/2022. Reconhecido e recomendado como referência em direito corporativo, contencioso e cível, pela Chambers Latin American, Latin Lawyer e LACCA (Latin American Corporate Counsel Association) Aproved, além do anuário 500, na área de tecnologia e comunicações. É acadêmico da Academia Brasileira de Ciencias, Artes, História e Literatura, ocupando a cadeira 36, tendo sido agraciado pelas medalhas dos Dragões da Independência, Sobral Pinto, e Don João VI.

  • Selma Maria Ferreira Lemes

    Advogada atuante em arbitragens domésticas e internacionais (árbitra e árbitra presidente). Integra o corpo de árbitros de instituições no Brasil e no exterior. Parecerista e Expert Witness em arbitragens internacionais. Professora e Coordenadora do Curso de Arbitragem da DIREITO- FGV/GVLAW (2004-2012). Professora de Curso de Pós-Graduação do Direito – GV (RJ). Professora da PUC/COGEAE. Co-autora da Lei Brasileira de Arbitragem (Lei n. 9.307/96). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD/USP). Mestre em Direito Internacional (FD/USP) e Doutora em Integração da América Latina – PROLAM/USP. Membro Brasileiro da Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional – ICC/CCI. Membro do Conselho Editorial de Revistas de Arbitragem no Brasil e Espanha. Redatora e Revisora de Regulamentos de Arbitragens de Câmaras de Arbitragem no Brasil. É autora de diversos livros e artigos sobre arbitragem publicados no Brasil e no exterior (www.selmalemes.com.br).

  • Sidnei Agostinho Beneti

    Consultor e Árbitro, Inscrito na OAB-SP 353223, Ministro Aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Professor Titular Aposentado da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – SP, Doutor em Direito Processual pela Faculdade de Direito da USP-SP, Presidente Honorário da União Internacional de Magistrados – IAJ-UIM (Roma).

  • Thaís Magrini Schiavon

    Advogada. Especialista em Direito Internacional (CEDIN; 2018) e Arbitragem Comercial Internacional e de Investimentos (Universidad Complutense de Madrid – Espanha; 2019), com formação em Negociação Internacional (Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo – IRI/USP; 2019) e Propriedade Intelectual (Organização Mundial da Propriedade Intelectual; 2017). Secretária-Geral da Comissão da Mulher Advogada e Membro da Comissão de Direito Internacional da OAB, Seccional Paraná. Membro do Young ITA (Institute for Transnational Arbitration). Árbitra em diversas competições acadêmicas (CAMARB e Vis Moot). Áreas de atuação: contratos, societário, contencioso estratégico e arbitragem. CURSOS E ESPECIALIZAÇÕES Arbitragem Comercial Internacional e de Investimentos. Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Summer Course. Concluso em julho/2019. Pós-graduação lato sensu em Direito Internacional pelo Centro de Estudos em Direito e Negócios, Belo Horizonte/MG, modalidade à distância. Concluso em nov/2018. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu/PR. Concluso em mar/2017. Curso de Negociação Internacional – Capacitação, Intermediário e Avançado. Centro de Avançado de Estudos em Negociação Internacional – Universidade de São Paulo (CAENI/USP). Concluso em fevereiro/2019. Curso de Recursos no Novo CPC pela Escola Superior da Advocacia (ESA/PR). Concluso em outubro/2017. Curso de Gestão de Escritórios de Advocacia pela Escola Superior da Advocacia (ESA/PR). Concluso em julho/2017. Curso de Direito Societário Aplicado: Estruturação de Atos Societários pela Escola Superior da Advocacia (ESA/PR). Concluso em junho/2017. Curso Geral de Propriedade Industrial pela Organização Mundial de Propriedade Industrial, modalidade à distância. Concluso em julho/2017. OUTRAS COMPETÊNCIAS: Inglês avançado – lê/fala/escreve/compreende bem 2009 – Conclusão do curso de Língua Inglesa pela Instituição Fisk. 2010 – Comunicação Internacional em Língua Inglesa certificado pelo Test of English for International Communication – TOEIC – ETS. 2010 – Certificado de Proficiência em Língua Inglesa pela Fundação Richard H.Fisk Francês avançado – lê/fala/escreve/compreende bem 2013/ 2016 – Curso de Língua Francesa na Aliança Francesa de Foz do Iguaçu/PR. 2016 – Certificado de Proficiência em Língua Francesa – DELF nível B2. Espanhol intermediário – lê/compreende bem; fala/escreve razoável.

  • Thiago Tuma Antunes

    Advogado. Sócio de TUMA ANTUNES ADVOGADOS ASSOCIADOS. Mestre em Direito Internacional Privado pela UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES – UBA. Presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB/PA. Membro da Comissão Especial de Mediação e Conciliação do CFOAB. Diretor-Presidente da CÂMARA DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DO PARÁ – CMAP. Diretor de Desenvolvimento Socioeconômico do Conselho de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Ananindeua – CONJOVE/ACIA. Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr.

  • Thiago Rodovalho dos Santos

    Doutor e Mestre em Direito Civil pela PUC/SP. Atualmente em fase de Pós-Doutorado no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht. Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP, do Instituto de Direito Privado – IDP, do Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil – IBDP, e do Centro de Estudos Avançados de Processo – CEAPRO. Professor-Assistente de Arbitragem e Mediação na graduação da PUC/SP. Coordenador e Professor de Arbitragem na Escola Superior de Advocacia da OAB/SP. Professor-Convidado de Arbitragem na Escola Superior de Advocacia da OAB/DF. Professor de Direito Civil e Filosofia do Direito do Instituto Superior de Ciências Aplicadas (ISCA) de 2005 a 2008. Palestrante-Convidado no COGEAE (PUCSP). Autor de diversas publicações no Brasil e no exterior (livros e artigos) [último livro publicado: Abuso de direito e direitos subjetivos, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011]. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, nas Seções do Estado de São Paulo e do Distrito Federal. Idiomas – Inglês.

  • Ulisses Cesar Martins De Sousa

    Advogado formado pela UFMA, Ex-Procurador Geral do Estado do Maranhão. Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (triênios 2004/2006, 2007/2009 e 2010/2012). Membro do Conselho Diretor do CESA – Centro de Estudos das Sociedades de Advogados. Associado da IBA – International Bar Association. Professor das Disciplinas Direito Processual Civil e Direito do Consumidor da Escola Superior de Advocacia. Atua nas áreas de consultoria e contencioso em processos envolvendo Direito Civil, Comercial, Bancário, Consumidor, Administrativo, Eleitoral, Tributário e Trabalhista.

  • Vitor Morais de Andrade

    Advogado, Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP. Tem extensão em economia pela FGV/SP e Negociação pela Harvard Law School. Atualmente, é sócio do escritório LTSA – Lebrão, Topal, Simões, Andrade e Advogados. Foi Coordenador Geral do Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC/SENACON/MJ). É professor concursado da Faculdade de Direito da PUC/SP. É presidente da Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (ABRAREC), Integra o Conselho de Auto Regulamentação Publicitária (CONAR) e o Conselho da Associação Brasileira de Marketing Direto – ABEMD. É árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem da FIESP / CIESP. Possui Livros e Artigos publicados sobre Relações de Consumo e Comunicação Social.

  • Vivien Lys Porto Ferreira da Silva

    Experiência profissional em “compliance” em mercados regulados, direito societário, contratos comerciais e de infra estrutura (engenharia), seguros, direito internacional, direito do consumidor, família, cível e trabalhista. Professora Palestrante da matéria Técnicas de Negociação e métodos adequados de solução de conflitos no Curso de Especialização “lato sensu” de Direito Contratual da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Curso de Especialização “lato sensu” da matéria Gestão de Contratos de Saúde no Centro Universitário São Camilo. Professora do Curso de extensão em Mediação Empresarial da Escola de Direito do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS). Professora do curso de Advocacia Colaborativa na ALGI Mediação. Árbitra e Mediadora da Câmara técnica de Mediação e Arbitragem Empresarial do Rio de Janeiro – CATERJ. Árbitra e Mediadora da Câmara Brasileira de Mediação Empresarial e Arbitragem Empresarial – CBMAE. Mediadora da Câmara de Mediação e Arbitragem das Eurocamaras (CAE). Árbitra especialista em contratos empresariais da Câmara de Arbitragem ARBITRANET. Mediadora certificada pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML). Proficiente nas línguas: Português (nativo), Inglês (fluente), Espanhol (avançado).

  • Adolfo Braga Neto

    Advogado, Mediador, Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB, Professor da UNiFOR – Universidade de Fortaleza, Conselheiro do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil Canadá – CAM-CCBC e da Câmara de Mediação e Arbitragem da FIESP/CIESP, Membro do Grupo de Pesquisa sobre Mediação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Membro da Comissão de Mediação da OAB Federal, da de São Paulo e de listas de árbitros e mediadores de Instituições de Mediação e Arbitragem brasileiras e estrangeiras, Consultor dos Ministérios da Justiça de Angola e Cabo Verde. Autor de artigos sobre negociação, mediação e arbitragem em livros, periódicos e revistas especializadas brasileiras e estrangeiras, co-autor do livro: “ O que é Mediação de Conflitos ” Coleção Primeiros Passos Editora Brasiliense São Paulo 2007 e co-organizador do livro “ Aspectos Atuais sobre Mediação e Outros Métodos Extrajudiciais de Resolução de Conflitos ” Editora GZ Rio de Janeiro 2012 e autor do livro “ Mediação – uma experiência brasileira” Editora CLA São Paulo 2017. Link para o currículo Lattes: Adolfo Braga Neto

  • Alessandra Balestieri

    Mestranda e Doutoranda em Ciências Jurídicas, pela Universidade Autônoma de Lisboa – Portugal, defendendo as Soluções Alternativas de Litígios – Mediação de Paz Via Meios Eletrônicos. Advogada colaborativa atuante em negociações, contratos, condomínios edilícios, locações, família, sucessões, imobiliário, consumidor e advocacia de partido. Mediadora Judicial – TJRJ.

  • Ana Valéria Silva Gonçalves

    Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília – UnB; Pós-graduanda em Gestão do Conhecimento e Paradigma Ontopsicológico pela Faculdade Antonio Meneghetti (RS) e em Psicologia Social com orientação em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia); Diretora de Secretaria da 2ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões do Paranoá-DF desde 2005; Mediadora Judicial desde 2002 com experiência na área cível e de família; Instrutora dos cursos de Formação de Mediadores do Conselho Nacional de Justiça – CNJ; Instrutora de cursos de conciliação e de mediação em Instituições como TJDFT, TJRS, TJPR, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios; Conteudista e Supervisora do Curso de Mediação da Escola Nacional de Mediação -ENAM; Tutora dos Cursos de Resolução de Conflitos para Representantes de Empresas da ENAM; Co-autora da Cartilha do Divórcio para Pais e da Cartilha do Divórcio para Filhos da ENAM/CNJ; Mediadora certificada pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML.

  • Carla Sahium Traboulsi

    Sócia Fundadora do Escritório CARLA SAHIUM ADVOGADOS ASSOCIADOS S/S; Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) em 1992; Graduada em Direito pela PUC-GO, em 1998; Curso de extensão em Direito Falimentar e Recuperação Judicial pela FGV(Fundação Getúlio Vargas) – 2010. Especialista em Negociação, Mediação, Conciliação e Arbitragem pela Uni-Anhanguera 2012; Conselheira seccional da OAB-GO (2007-2009/ 2010-2012/ 2013-2015); Presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-GO (2007-2009/ 2010-2012, 2103/ Fevereiro de 2015); Membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB-GO (2007-2009/ 2010-2012, 2013/2015); Curso Máster em Direito e Negócios Imobiliários pela Atame (2012); Curso de Atualização do CPC do Atame (2015); Membro do COPREMA – Colégio de Presidentes das Comissões de Seccionais da OAB e Entidades Nacionais de Mediação e Arbitragem – 2014 a fevereiro 2015 Membro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Conselho Federal da OAB 2010/2012; Membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB-GO (2007-2009/ 2010-2012, 2013/2015); Membro da Comissão de Seleção e Sociedade de Advogados OAB-GO (2007-2009/ 2010-2012); Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr) (2011/2017); Membro Efetivo para Capacitação de Conciliadores e Mediadores no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás; Conciliadora na Banca Permanente de 1º e 2º grau do TJ-GO (2008/2017); Presidente da Associação dos Adquirentes de Imóveis da Encol S/A em Goiás (1997-2002); Superintendente do Conima no Estado de Goiás. Coautora e organizadora do Livro. Negociação, Conciliação, Mediação e Arbitragem- Coletânea de Artigos Editora Kelps 2013. Coautora da Cartilha de Mediação Prática- 2012

  • Claudia Frankel Grosman

    Mediadora professional e consultora empresarial: prevenção e gestão de conflitos. Certificada pelo ADR Group (Londres), IMI International Mediation Institute e Instituto Familiae/Mediativa. Advogada com MBA no INSPER. Docente e Supervisora da Prática de Mediação no Instituto Mediativa e professora convidada do Mediare RJ.

  • Claudio Henrique Cid Viana

    Psicólogo Clínico ( UNI/RN 2014) com formação em Direito (UNP 2006), Pós Graduado em Direito e Psicologia pelas Universidades ( UNP e UNI/RN) respectivamente, Instrutor de Mediação judicial e Extrajudicial com formação pelo CNJ ( turma 2014) , Conciliador dos Juizados Especiais formado pela ESMARN ( Escola da Magistratura ),Mediador Judicial do NUPEMEC/ TJRN, Facilitador de Círculos Restaurativos com formação pela AJURIS ( Escola superior da Magistratura), Professor Universitário do curso de Direito e Pedagogia da UNINASSAU/ RN , Membro permanente da Frente Parlamentar da Mediação Comunitária do Município do Natal.

  • Cristiano de Souza Oliveira

    Consultor na área condominial há mais de 20 anos, advogado, Conciliador e Mediador Privado e Judicial do TJSP, Pós Graduado em Direito Processual Civil e Mestrando em Resolução de Conflitos e Mediação, autor do Livro editado pelo Grupo Direcional \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\”Sou Sindico, E AGORA? Reflexões sobre o Código Civil e a Vida Condominial em 11 lições\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\”, colunista de sites e revistas especializadas, membro do Conselho de Estudos de Resolução de Conflitos Empresariais – CERCE da D.Centro da Associação Comercial de São Paulo(ACSP) e do Conselho do Setor de Serviços da mesma entidade, membro do Grupo de Excelência de Administração Condominial – GEAC do Conselho Regional de Administração – CRA/SP, Diretor Superintendente do Sindicato das Entidades de Administração do Desporto do Estado de São Paulo – SEADESP, Diretor Financeiro e de Patrimônio do Centro de Aprendizagem e Melhoramento Profissional – CAMP/CENTRO, Sócio Diretor da DS&S Consultoria e Treinamento, Premiado com Menção Honrosa no 2º. Premio ABRACOPEL de Jornalismo – “Segurança nas Instalações Elétricas” pela coluna que assinava no site do Programa Casa Segura, intitulada “Reflexões de um Síndico no Condomínio Edilício”, Auxiliou como integrante do grupo de estudiosos em Condomínio ao Dep. Estadual de São Paulo, Fernando Capez, na proposta ao Governador do Estado para criação do Procond (Coordenadoria de Defesa das Relações Condominiais) que gerou em 2013 a criação do Setor Especializado em atendimento condominial junto ao Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania – CEJUSC/Central da Capital (TJSP) e Auxiliou como integrante do grupo de estudiosos em Condomínio o Ver. Rubens Calvo do Município de São Paulo a incluir no calendário do município a Semana de Conscientização em Viver Bem em Condomínios. Integrou de 2007 a 2008 a Diretoria Executiva da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso da OAB/SP, de 2004 a 2006 a Diretoria Executiva da Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios – CONAD, da OAB/SP e de 2004 a 2006 foi Membro Relator da Comissão da Assistência Judiciária, da OAB/SP

  • Dan Markus Kraft

    Advogado, árbitro e mediador. Graduado em Direito pela UFMG (1989). Mestre em Direito dos Contratos Comerciais Internacionais (1993) pela UFMG. Mestre em Direito Bancário e das Finanças Internacionais (1997) pela Queen Mary Universidade de Londres. Doutorando em Direito Bancário Comparado pela Universidade de Montreal, onde leciona desde 2014 em programas de graduação e pós-graduação, atuando ainda como professor convidado em Business Schools. Certificação em arbitragem (ICC, 1999) e mediação (BQ, 2016). Foi advogado Associado de grandes escritórios internacionais (King & Wood Mallesons SJ Berwin, Londres e Dentons, Montreal), bem como chefe de departamentos jurídicos de bancos no Brasil. Autor de diversos artigos e capítulos de obras sobre direito comercial, contratos, negócios internacionais e finanças. É pesquisador associado do Centro de Direito dos Negócios e do Comércio Internacional da Universidade de Montreal (CDACI), membro do Instituto de Mediação e Arbitragem do Québec (IMAQ) e do Comitê Brasileiro de Arbitragem. Membro do Conselho Internacional da Associação Comercial do Estado de Minas Gerais – ACMinas. Sócio de Kraft Advogados Associados (Belo Horizonte e Montreal), atua como advogado desde 1990. Total proficiência em português, inglês e francês.

  • Débora Lorena Freire Batista

    Advogada Colaborativa, inscrita na OAB/CE sob o nº 25.794; Especialista em Direitos Sociais com enfoque em Direito Processual e Cidadania; Docente no Ensino Superior; Experiência com meios consensuais de resolução de conflito desde 2012; Mediadora Extrajudicial, sócia-fundadora do Instituto Harmonizare – Negociação, Conciliação, Mediação e Consultoria em Gestão de Conflitos; Mediadora Condominial pela PRETEL Mediação e Arbitragem; Mediadora Empresarial pela Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial – CBMAE; Negociadora de Conflitos pela Rede Internacional de Excelência Jurídica do Distrito Federal – RIEX/DF; Mediadora Judicial, certificada pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal; Inscrita no Cadastro Nacional de Mediadores Judiciais do Conselho Nacional de Justiça (CCMJ/CNJ), apta a conduzir sessões no âmbito de processos judiciais e extrajudiciais; Integrante do Quadro Geral de Mediadores da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT); Inscrita no Cadastro Estadual de Conciliadores e Mediadores do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO); Membro da Comissão Especial de Mediação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal (OAB/DF); Membro da Comissão de Mediação, Arbitragem, Direito Sistêmico e Práticas Colaborativas da Associação Brasileira de Advogados (ABA); Membro do Foro Internacional de Mediadores Profesionales (FIMEP); Atua junto ao Ministério dos Direitos Humanos e à Organização Não Governamental Centro de Formação Popular da Juventude – Vida e Juventude, no enfrentamento de violações coletivas de Direitos Humanos no Brasil; Instrutora de cursos de mediação pela instituição Centro de Formação Popular da Juventude – Vida e Juventude; Instrutora de cursos de Mediação, Conciliação, Negociação e Gestão de Conflitos pelo Instituto Harmonizare. Articulista da Revista Condomínio e Soluções; Palestrante; Mediadora voluntária nos Mutirões de Mediação realizados pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal (OAB/DF)

  • Eduardo da Silva Vieira

    Administrador, Pós-Graduado em Gestão de Projetos, Mestrando em Mediação e Resolução de Conflitos. Mediador Judicial no TJDFT. Coordenador da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE). Coordenador e instrutor dos cursos de Negociação, Mediação e Arbitragem da CBMAE. Membro do Colégio de Presidentes das Comissões de Mediação e Arbitragem das Seccionais da OAB e de Entidades Nacionais (2013/2015). Membro do Grupo de Estudos de Mediação Empresarial Privada do Comitê Brasileiro de Arbitragem – GEMEP | CBAr. Ouvidor do CONIMA. Diretor de Administração e Finanças do Conselho Regional de Administração do DF.

  • Fernanda Rocha Lourenço Levy

    Fernanda Levy é mediadora privada, sócia-fundadora do Instituto D´accord de Mediação e Consultoria em gestão de conflitos. Possui formação em mediação pela “Maestría en Mediación y Negociación” do Institut Universitaire Kurt Bösch (Buenos Aires – Suíça) e é mediadora civil e comercial certificada por ADR Group (Londres). Mediadora Certificada pelo International Mediation Institute (IMI). Desde 2002, atua como mediadora em diversos casos envolvendo questões familiares, sucessórias e em disputas comerciais e civis, especialmente em empresas familiares do setor de construção civil, têxtil e vestuário. Integra o painel de mediadores das principais instituições de mediação do país. Advogada sócia da Bayer, Grosman & Levy, um escritório de advocacia colaborativa em São Paulo, possui quase trinta anos de experiência em gestão de conflitos. Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP, Levy é autora dos livros “Guarda de filhos- os conflitos no exercício do poder familiar” (Atlas, 2008) e “Cláusulas escalonadas: A mediação comercial no contexto da arbitragem” (Saraiva,2013) e de artigos sobre o tema. Levy leciona Direito Civil, Mediação e Arbitragem em várias universidades, com destaque para o curso de pós-graduação da PUC/SP. Ela é Secretária-geral do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem- (CONIMA) desde 2009, Conselheira da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia, integra o Comitê de Mediação Empresarial e de Assuntos Legislativos do Comitê Brasileiro de Arbitragem (Cbar) e o Comitê de Mediação da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Fiesp/Ciesp.
  • Gabriela Assmar

    Advogada e mediadora, com diploma de Mediação pelo Institut Universitaire Kurt Bösch, LL.M. pela NYU e MBA em gestão empresarial (FDC). Atuou como diretora jurídica e de Relações Institucionais em grandes empresas. Mediadora nas áreas escolar, familiar, penal, comunitária e empresarial no Brasil e no exterior. Supervisionou mediações no TJ-RJ, desde 2007 e atualmente atua como mediadora nos processos de Varas Empresariais neste Tribunal. Palestrante convidada de Mediação em diversas instituições, tais como: UFRJ, UERJ, FGV, diversas seccionais da OAB e TJs, Funenseg, CNSeg, ABERJ. É membro do Conselho Fiscal do CONIMA. Uma das fundadoras da Comissão de Mediação da OAB-RJ, Gabriela coordenou a prática vencedora do Prêmio Innovare 2009. Gabriela é Weinstein Fellow pelo JAMS e membro do prestigioso painel internacional de mediadores do CPR. Seu nome consta da publicação Who’sWho Legal – Commercial Mediation desde 2012. No Brasil, fundou a Parceiros Brasil – Centro de Processos Colaborativos, OSCIP membro da rede global Partners for Democratic Change International, dedicada à mediação escolar em comunidades com alta violência armada, e a ProAcordo – Mediação de Conflitos Empresariais. Gabriela foi co-autora do texto original do PLS 517/11, a convite do Senador Ricardo Ferraço, e colaborou na redação das emendas ao PL 7169/14 propostas pelo Deputado Jutahy Júnior. É ouvidora do Grupo Icatu Seguros
  • Guilherme Andre Giussani Rodrigues

    Advogado, Consultor Jurídico, Especialista em Direito Processual Civil, Penal e Trabalhista pela Instituição Toledo de Ensino – ITE, Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Membro da Lista de Mediadores de diversas Câmara Privadas. Coordenador da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial da Associação Comercial de São Paulo.

  • Hebe Teixeira Romano Pereira da Silva

    Advogada, inscrita na OAB DF Servidora Pública – Advogada da União – desde 1985 Professora de Direito Processual Civil – UNICEUB Coordenadora de Direito Econômico de (ministério da Justiça) 1986 1990 Secretária de Direito Econômico, (Ministério da Justiça) 1997 a 1998 Conselheira do CADE (ministério da Justiça) 1999 a 2001. Membro da Comissão de Concurso do Ministério Público do Trabalho – representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Conselho Federal. Consultora Jurídica do Ministério do Trabalho e Emprego Coordenadora de Imigração – Vistos de Trabalho para estrangeiros – Ministério do Trabalho e Emprego – Conselho Nacional de Imigração. 2002 a 2006 Chefe de Gabinete do Advogado-Geral da União – AGU 2007 a 2017 Consultora Jurídica do Ministério dos Direitos Humanos – 2017 Secretaria Executiva e Ministra de Estado do Ministério dos Direitos Humanos 2017. Publicações Livros – O QUE O BRASIL PRECISA SABER SOBRE O MERCOSUL – EDITORA Brasília jurídica; 1999. Consultoria técnica da \\\\\\\\\\”LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DE DEFESA DA ORDEM ECONÔMICA\\\\\\\\\\” 1995 1996 – texto – “CONCORRÊNCIA E LEGISLAÇÃO NO BRASIL — A ATUAÇÃO DA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO FRENTE ÀS RELAÇÕES DE MERCADO E OS MONOPÓLIOS\\\\\\\\\\” Publicado no livro \\\\\\\\\\”ESTUDOS INTRODUTÓRIOS DE DIREITO ECONÔMICO\\\\\\\\\\”, – 1997

  • Henrique Gomm Neto

    Advogado, sócio escritório de advocacia Gomm advogados associados, Curitiba; Coordenador do Departamento de mediação da Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial do Paraná – ARBITAC; Diretor de Desenvolvimento do Conselho Nacional de Instituições de Mediação e Arbitragem – CONIMA; Superintendente do CONIMA – no Estado do Paraná; integra o Corpo de Mediadores do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comercio Brasil – Canadá, desde maio 2012.

  • João Paulo Moreschi

    Graduado em Direito pela Universidade de Cuiabá; Pós-graduado em Direito Empresarial pela Fundação Escola do Ministério Público de Mato Grosso; Sócio Proprietário do Moreschi Advogados em Cuiabá/MT; Advogado e Conselheiro da AgriVest Americas, Inc; Advogado e Conselheiro da Resource Holdings, Inc; Advogado e Administrador da empresa M1 Gerenciamento Ltda (empresa de investidor estrangeiro); Advogado militante na área empresarial, especificadamente no agronegócio, mineração, societário, contratual, cível, comercial, investimento estrangeiro e penal; Atuação em reestruturações bancárias, empréstimos, financiamentos e investimentos a produtores rurais, empresas do setor do agronegócio e mineradoras de ouro; Coordenador do Curso de Extensão em Mediação Empresarial – Fundação Escola do Ministério Público de Mato Grosso; Presidente da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB/MT (2013/2015); Membro Titular da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Conselho Federal da OAB (2013/2015); Membro Relator da Terceira Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MT (2013/2015); Conselheiro da Agência Municipal de Água, esgoto e saneamento do município de Cuiabá/MT – AMAES (2012/2015); Palestrante da Escola Superior da Advocacia Seccional de Mato Grosso; Membro do Comitê Multi-Institucional do Sistema Judicial de Mato Grsso – TJMT Conselheiro do Programa Justiça Comunitária do TJMT (2011/2014); Presidente da Comissão de Cultura e Responsabilidade Social da OAB/MT (2010/2012); Árbitro na 5.ª Edição da Competição Brasileira de Arbitragem, realizada em Belo Horizonte/MG (2014);
  • Juliana Mendes Fernandes

    Advogada, Mediadora Judicial – TJDFT, Mediadora da Defensoria Pública do Distrito Federal, Instrutora da Oficina de Divórcio e Parentalidade em Formação, Especialista em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP, Especialista em Métodos Adequados de Tratamento de Conflitos pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. (ps.: em formação); Palestrante, Autora do artigo “A Mediação como Política Pública de Acesso à Justiça e sua Importância no Âmbito da Defensoria Pública”, publicado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – Grandes temas de Pós-Graduação da EBD-IDP: 2016; Membro da Comissão Especial de Mediação da OAB DF, Membro Fundador da 1ª Delegacia do Fórum Internacional de Mediadores Profissionais (FIMEP).

  • Marcelo Girade Corrêa

    Sócio-diretor da M9GC – Conflict Resolution Training, Marcelo Girade é graduado em História pelo UnicEUB, especialista em Administração Judiciária pela FGV e em Psicologia Social pela Universidade Estatal de São Petersburgo – Rússia. Coordenador da Pós-Graduação em Mediação de Conflitos e Arbitragem do Centro de Estudos Jurídicos da Faculdade UnyLeya. Membro do GEMEP – Grupo de Estudos de Mediação Empresarial Privada do Comitê Brasileiro de Arbitragem e da Comissão Científica do Congresso Internacional em Mediação Empresarial do GEMEP. Membro do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos no Brasil – ICFML Brasil. Instrutor em Negociação, Mediação e Resolução de Conflitos para instituições como TJDFT, TJRJ, TJPE, TJSP, TJRS, TJCE, TJPB, TJGO, TJMG, TRT 10a e 15ª Região, TRF 1a e 4a Região, Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Escola Nacional de Mediação e Conciliação – ENAM, Advocacia Geral da União – AGU, Tribunal de Contas da União – TCU, Ministério Público de Minas Gerais, Coca-Cola, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, USP, ABIN dentre outras. Mediador Avançado certificado pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML, Mediador da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial – CBMAE e do Centro de Resolução de Conflitos Financeiros da Associação dos Bancos no DF. Entre artigos e capítulos de livros, suas principais publicações são a co-autoria do Manual de Mediação Judicial do Conselho Nacional de Justiça e ENAM, da obra Conciliação: um caminho para a paz social e do Manual de Resolução de Conflitos para Representantes de Empresa da Escola Nacional de Mediação e Conciliação –ENAM.
  • Marco Antonio Fonseca Júnior

    Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e pós-graduado em Direito do Estado e Regulação (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Marco Fonseca se especializou na área de Direito Concorrencial e Relações Governamentais. Marco Fonseca concluiu Curso de Direito Econômico, promovido pela Escola Superior da Advocacia/Ordem dos Advogados do Brasil, em 2012, bem como o Curso Updating and Challenges to Competition Defense in the European Union, promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional – IBRAC, em 2013. Membro do Comitê de Concorrência do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – CESA, no Distrito Federal. Marco Fonseca é Secretário-Geral da Comissão de Defesa da Concorrência da OAB/DF, membro da Associação Universitária Internacional e integrante do comitê de legislação da American Chamber of Commerce – AMCHAM. Escolhido para representar o Distrito Federal no Programa Jovens Líderes do Brasil, promovido pela Associação Universitária Internacional – AUI em julho de 2010. Fluente em inglês. Autor e coautor de diversos artigos sobre direito da concorrência.

  • Marcos de Campos Ludwig

    Advogado no Rio de Janeiro e árbitro listado no painel de instituições reconhecidas no Brasil e na China (CIETAC e SHIAC), com experiência como co-árbitro em tribunais em disputas envolvendo assuntos contratuais, societários ou regulatórios. Como sócio coordenador da área de Infraestrutura & Projetos do escritório Veirano Advogados, Marcos Ludwig assessora clientes brasileiros e estrangeiros em assuntos societários, contratuais, regulatórios e de governança corporativa em setores e indústrias variados, com foco primário em infraestrutura. Tem experiência em lidar com contratos comerciais, aquisições, joint ventures, concessões e PPPs, licitações em geral, assuntos regulatórios, desenvolvimento de projetos, governança corporativa, ética e integridade, e outros assuntos estratégicos. Também atua em questões relativas ao direito da arte, instituições culturais e patrimônio, bem como na constituição e governança de fundos patrimoniais. Marcos é frequentemente convidado a palestrar em conferências e faz apresentações no Brasil e no exterior, incluindo em Nova Iorque, Paris, Melbourne, Pequim e Shanghai. Ele tem artigos e resenhas publicados no Brasil e no exterior sobre arbitragem, contratos e direito regulatório, entre outros assuntos. É membro do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e representa Veirano Advogados regularmente em comitês ou eventos do GRI Infra Club, da International Chamber of Commerce – ICC Brasil e do Centro Brasileiro de Relações Internacionais – CEBRI, entre outras associações. Entre 2010 e 2015, foi sócio e diretor jurídico de uma empresa de desenvolvimento e participações em projetos de infraestrutura, Fabrica Participações, ocupando posições na diretoria e no conselho de administração de empresas investidas ao lado de representantes de investidores institucionais estrangeiros e outros sócios. Entre 2006 e 2007, trabalhou como advogado visitante no escritório de Nova York de uma firma jurídica internacional. Antes disso, foi professor substituto de direito civil na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre/RS, entre outras posições acadêmicas, além de palestrante convidado de cursos de pós-graduação lato sensu da FGV Direito Rio no Rio de Janeiro/RJ. É bacharel e mestre em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e possui LL.M. pelo Instituto de Direito Comparado da Universidade McGill, Montreal, Canadá, onde obteve menção honrosa (Dean’s Honour List).

  • Maria Isabel Rodrigues

    Advogada, Mediadora e Coach. Graduada em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Catalão. Mediadora judicial civil e de família pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios inscrita no Cadastro Nacional de Mediadores do Conselho Nacional de Justiça, mediadora extrajudicial civil e de familia. Mediadora voluntária no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Taguatinga-DF. Supervisora de Conciliação e Mediação. Criadora do primeiro curso brasileiro de Coaching na Mediação de Conflitos em parceria com o Centro de Mediadores. Membro da Comissão Especial de Mediação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal, e da Comissão de Mediação e Arbitragem da Associação Brasileira de Advogados.Membro do Fórum Internacional de Mediadores Profissionais (FIMEP). Personal& Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Diplomado enEstrategias de Coaching &Mediacion para elLiderazgo pela UniversidadCatolica de Santa Fé – Argentina.

  • Márcio Henrique Guedes Senise

    Administrador, Pedagogo, Mediador Judicial – TJDFT, Mediador Judicial Comunitário – MPDFT, Mediador Extrajudicial Empresarial – CBMAE, Arbitragem – CBMAE, Negociador de Conflitos – RIEX/Estácio/PROCON – DF, membro colaborador na Comissão de Mediação da OAB/DF, na Associação Brasileira de Advogados – ABA/DF e no Fórum Internacional de Mediadores Profissionais – FIMEP. Está registrado no Conselho Nacional de Justiça – CNJ no cadastro nacional de conciliadores e mediadores apto a facilitar a negociação de conflitos em processos judiciais e extrajudiciais. Recebeu MENÇÃO HONROSA pelos relevantes serviços prestados junto ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania de São Sebastião/DF, homenageado pela Segunda Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Atua como Mediador extrajudicial em Câmara de Mediação e Conciliação privada no DF e professor na OAB/FAJ no curso O PAPEL DO ADVOGADO NA MEDIAÇÃO – Ambientação dos novos advogados nos “Métodos Adequados de Resolução de Disputa – CPC/2015. Trabalhou por mais e vinte anos na área comercial, desenvolvendo atividades de supervisão, gerenciamento e direção comercial e de nove anos no setor público em organismos internacionais, PNUD, UNESCO e Ministério da Educação, atuando em atividades de Consultoria Educacionais e de articulador junto a Secretarias Estaduais de Educação. Participou dentre outras da II Conferência Nacional de Mediação e Conciliação OAB/DF, Congresso de Mediação da OAB/DF; Seminário de Mediação – Advocacia e Mediação: Os Caminhos para Solução de Conflitos; Mediação no Novo CPC, Negociação e Técnicas de autocomposição, I e II Mutirão de Mediação da OAB/DF.

  • Rafael Furman Alves de Souza

    Advogado inscrito na OAB-MT. Atua com ênfase no Direito empresarial, agrário e de proteção de dados, resolvendo demandas utilizando-se das premissas incorporadas pelos métodos extrajudiciais de resolução de conflitos, Assessor Jurídico da ACC – Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá-MT e da FACMAT – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso.

  • Ralph Sapoznik

    Advogado com atuação no Brasil e em New York Conselheiro da ABDI (ministério da economia); Conselheiro de empresas nas áreas de tecnologia, seguros, indústria e comércio e alimentícios. Foi membro do grupo de arbitragem do escritório Gibson Dunn & Crutcher (participação como advogado em arbitragens internacionais, que se tornaram publicas incluindo: Gasoduto Brasil/Bolivia; Iberdrola e Bolivia ). Advogado que negociou o conflito societário de grandes grupos internacionais, com interesses no Brasil. Ganhou prêmio da revista Latin Lawyer pela resolução de conflitos envolvendo a Parmalat SPA (Itália) e a Parmalat Brasil; bem como os conflitos societários do grupo Parmalat e sociedades no Brasil (incluindo a solução do conflito da Batavia S/A que acabou por formar a BRF junto com a Sadia e a Perdigão). Responsável pela renegociação de grandes dívidas bancárias e com bond-holders. Assessorou solução de conflitos por meio de negociação junto a fundos de investimentos e suas investidas.

  • Samantha Pelajo

    Samantha Pelajo é sócia de Pelajo, Souza e Lima advogados. Atua na área da mediação de conflitos familiares, sucessórios e oriundos de empresas familiares. Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Pós-graduada em Direito Civil Constitucional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Mestre em Mediação de Conflitos pelo Institut Universitaire Kurt Bösch (2014). Membro do Conselho Seccional da OAB/RJ. Presidente da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ. Professora do Departamento de Direito da PUC-Rio. Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Mediação de Conflitos da PUC-Rio (GIMEC). Professora do MEDIARE cursos técnicos e gerenciais. Coordenadora do setor de mediação familiar e sucessória do MEDIARE diálogos e processos decisórios. Co-autora do livro “Negociação, Mediação e Arbitram: curso básico para programas de graduação em Direito” (Gen / Método, 2012), Co-autora do livro “Arbitragem e Mediação: temas controvertidos” (Gen / Forense, 2014) e Co-autora do “Manual de Mediação de Conflitos para Advogados: escrito por advogados” (Ministério da Justiça, 2014).

  • Sidney Fernandes Filho

    Graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Francisco; Pós-graduado em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos Humanos pela EPM – Escola Paulista da Magistratura; MBA em Gestão de Projetos pela FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista; Certificado em Coach pela SBC – Sociedade Brasileira de Coaching; Certificado como mediador e conciliador pelo IMAB – Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil; Certificado como mediador e árbitro pela CBMAE – Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial; Membro do Grupo de Excelência de Mediação e Arbitragem do CRA-SP – Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo; Mediador especialistas da CBMAE – Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial, Palestrante na área de Prevenção e Gestão de Conflitos e coordenador de projetos na área de TI. Atuou como professor dos cursos de Conciliação Judicial ministrado pela Escola Paulista da Magistratura, atuou como conciliador voluntário no Setor de Conciliação do Fórum João Mendes Jr, como coordenador do Comitê Técnico de Mediação e Arbitragem do CFA – Conselho Federal de Administração e tutor na capacitação da mediadores e árbitros das Câmaras de Mediação e Arbitragem das Associações Comerciais das cidades de: Santo André, Marília, São José do Rio Preto, Suzano, Ribeirão Preto, Diadema, Vitória do Espírito Santo, Itapetininga, Campo Limpo Paulista, Mogi das Cruzes e Arujá. Sócio diretor da Fernandes Coaching e Mediação de Conflitos

  • Vivien Lys Porto Ferreira da Silva

    Experiência profissional em “compliance” em mercados regulados, direito societário, contratos comerciais e de infra estrutura (engenharia), seguros, direito internacional, direito do consumidor, família, cível e trabalhista. Professora Palestrante da matéria Técnicas de Negociação e métodos adequados de solução de conflitos no Curso de Especialização “lato sensu” de Direito Contratual da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Curso de Especialização “lato sensu” da matéria Gestão de Contratos de Saúde no Centro Universitário São Camilo. Professora do Curso de extensão em Mediação Empresarial da Escola de Direito do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS). Professora do curso de Advocacia Colaborativa na ALGI Mediação. Árbitra e Mediadora da Câmara técnica de Mediação e Arbitragem Empresarial do Rio de Janeiro – CATERJ. Árbitra e Mediadora da Câmara Brasileira de Mediação Empresarial e Arbitragem Empresarial – CBMAE. Mediadora da Câmara de Mediação e Arbitragem das Eurocamaras (CAE). Árbitra especialista em contratos empresariais da Câmara de Arbitragem ARBITRANET. Mediadora certificada pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML). Proficiente nas línguas: Português (nativo), Inglês (fluente), Espanhol (avançado).

  • Vladimir da Matta Gonçalves Borges Mediador

    Bacharel em Direito pelo UniCEUB e Especialista em Direito Público e em Ordem Jurídica. Tutor no Curso à distância de Mediação de Conflitos da ENAM -Escola Nacional de Mediação (SRJ-MJ / CNJ). Instrutor de cursos de conciliação e mediação judicial capacitado pelo Conselho Nacional de Justiça. Instrutor de cursos de conciliação e mediação da Escola Nacional de Mediação e Conciliação – Ministério da Justiça e Conselho Nacional de Justiça. Mediador da Câmara de Mediação do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB – e orientador responsável pelo estágio acadêmico em conciliação e mediação da instituição. Instrutor e supervisor de conciliação em parcerias do UniCEUB junto ao TJDFT, TRT da 10ª Região e TRF da 1ª Região. É servidor efetivo lotado na Ouvidoria Nacional do Ministério Público.

A CBMAE é uma das precursoras na disseminação dos MESCs no Brasil. É o órgão operacional da CACB que tem um papel importante na difusão e no compromisso para o processo de mudança da cultura do litígio para a da pacificação e para o aperfeiçoamento constante dos processos de prevenção e gestão de resolução de conflitos empresariais, provocando um ambiente favorável à negociação, de maneira colaborativa e sustentável.
  • Brasília

    Telefone (61) 3321 1311

    SCS Quadra 3 Bloco ‘A’ Edifício CACB nº 126 - Asa Sul
    Brasília - DF Cep: 70.313-916

  • Belo Horizonte

    Telefone (31) 3078 7000

    Av. Afonso Pena nº 726 15º andar Centro
    Belo Horizonte (MG) Cep: 30.130-003

  • São Paulo

    Telefone (11) 3180 3434

    Rua Boa Vista nº 51 2º Subsolo Centro
    São Paulo (SP) Cep: 01.014-001

  • Espírito Santo

    Telefone (27) 3323 1109

    Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 955 Enseada do Suá Edifício Global Tower, Térreo
    Vitória (ES) Cep: 29.050-335

  • Maranhão

    Telefone (98) 3133 5800

    Praça Benedito Leite, 264 Centro
    São Luis (MA) Cep: 65010-080

  • Pará

    Telefone (91) 4005-3900

    Av. Presidente Vargas, 158 Comércio
    Belém (PA) Cep: 66.010-000

  • Santos

    Telefone (13) 3212-8200

    Rua XV de Novembro, 137 Centro Histórico
    Santos (SP) Cep: 11010-151

  • Bahia

    Telefone (13) 3613-1171

    Rua Doutor Osvaldo Cruz, edifício união comercial, 56 - 9 andar Centro
    Itabuna (BA) Cep: 45600-040