O presidente da CACB, George Pinheiro, está mobilizando suas 27 Federações para pressionarem suas bancadas na Câmara dos Deputados pela a aprovação das 10 Medidas Contra a Corrupção que foi novamente adiada e sua votação transferida para a próxima terça-feira (29). Ações anteriores já foram tomadas pelos representantes do Paraná e Rondônia.
Pinheiro está reforçando a mobilização a partir da preocupação com as manobras e negociações que podem desfigurar a intenção das Medidas ficando mais branda e viabilizada as práticas de corrupção. “Precisamos ficar atentos e sempre alerta para os acontecimentos pois estamos ao lado do Ministério Público”.
Em ofício à CACB e outras Federações, a Faciap define o pacote das Medidas contra a Corrupção como uma sinalização da direção para a qual o Brasil caminhará no futuro. “Se aprovadas, as medidas revolucionarão o combate à corrupção no Brasil, fechando as brechas da impunidade”, diz Guido Bresolin, presidente da entidade.
Uma preocupação das entidades são as manobras que estão ocorrendo na Câmara dos Deputados para desfigurar as 10 medidas ou mesmo rejeitá-las.
Também o presidente da Facer, Cicero de Noronha Filho, enviou ofício à CACB formalizando seu apoio à decisão da Faciap, localizada no Estado onde a Operação Lava Jato está acontecendo.