Imprensa
OBRA

Bolsonaro inaugura ponte do Abunã, que facilita acesso entre RO e AC

Para o presidente da CACB, George Pinheiro, obra deve facilitar o comércio na região

7 de maio de 2021 às 15:12

Foto: Jonatas Boni/G1

O presidente da República, Jair Bolsonaro, esteve nesta sexta-feira (07) em Porto Velho-RO para inaugurar a Ponte do Abunã sobre o Rio Madeira, aguardada há anos na região por representar a primeira ligação terrestre de Rondônia com o Acre e com o Pacifico.

A obra custou cerca de 150 milhões de reais e levou seis anos para ficar pronta, e é uma das maiores já erguidas pela engenharia na Amazônia. São 1,5 km de extensão e mais de 14 metros de largura. A ponte possui duas pistas de rolagem, acostamento em ambos os lados e passarela para pedestres.

Apesar de estar localizada em território rondoniense, a ponte do Rio Madeira é um sonho antigo dos acreanos. Localizada na BR-364, a ponte vai facilitar o acesso ao estado do Acre, que atualmente é feito por balsa, e gera expectativa no setor produtivo dos dois estados para o desenvolvimento econômico da região.

“Daqui pra frente o comércio dos dois estados estará livre para ir e vir, sem se preocupar com a demora da travessia de balsas e os custos extras que isso trazia, uma vitória para o setor produtivo e para toda a população da região. Meus parabéns a todos que contribuíram para a conclusão da obra e agradecimento ao presidente Bolsonaro pelo trabalho realizado”, destaca o presidente da CACB, George Pinheiro.

Mais agilidade nas viagens, menor custo no transporte de mercadorias e maiores oportunidades de negócios. O desafio do Acre agora é avançar o desenvolvimento do estado, a partir da integração com Rondônia.

“O agronegócio tem sido o carro-forte do governo, você vê que a Álcool Verde [empresa] está em processo de renegociação, estamos olhando grupos, a própria peixes da Amazônia, para gerar emprego e digo também que será o ano da agricultura, que é onde vou entrar com a ordem de serviço, a previsão da recuperação dos ramais, que é aquele projeto de R$ 100 milhões que está há dois anos, concretizou-se e vamos começar a dar ordem de serviço agora, aproveitando o verão. Então, é cuidar das estradas vicinais para dar condições de exportar aquilo que está sendo produzido”, destaca o governador do Acre, Gladson Cameli.

Medidas restritivas

Durante a inauguração, o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar duramente o emprego de medidas de isolamento por governadores e prefeitos do país. “Todos nós preferimos morrer lutando do que perecer em casa”, disse.

Foto: Jonatas Boni/G1

Bolsonaro fez uma menção indireta a chefes de Executivo que adotaram medidas de isolamento social. “Eu lamento a forma como alguns se comportaram há pouco tempo. Quero crer que muitos tomaram medidas por desconhecer o que estava acontecendo”.

O presidente voltou a afirmar que pode lançar mão de um decreto para, segundo ele, fazer valer o texto disposto no artigo V da Constituição, que trata dos direitos e garantias fundamentais e dos direitos e deveres individuais e coletivos.

“Creio que a liberdade é o bem maior que podemos ter. Tenho falado que se baixar um decreto, que já está pronto, todos cumprirão. Por que todos cumprirão? Porque esse decreto nada mais é que a cópia dos incisos do artigo V da Constituição que todos nós juramos defendê-la”, disse Bolsonaro. “O nosso direito de ir e vir é sagrado. A nossa liberdade de crença também. E também o trabalho”, completou o presidente.

Ao lado do empresário Luciano Hang e do tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet, Bolsonaro afirmou ainda que não é “politicamente correto”.

“Não sou politicamente correto, sou um brasileiro correto, como a maioria de vocês”.

*Com informações do G1 e do Valor Investe

Últimas Notícias

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender
Novidade 10 de janeiro de 2025 às 18:03

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender

Texto precisa ser sancionado em janeiro Texto precisa ser sancionado em janeiro
REFORMA TRIBUTÁRIA 6 de janeiro de 2025 às 12:47

Texto precisa ser sancionado em janeiro

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto
SIMPLES NACIONAL 6 de janeiro de 2025 às 11:11

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto

Brasil recebe evento do programa AL-INVEST Verde Brasil recebe evento do programa AL-INVEST Verde
Economia Verde 19 de dezembro de 2024 às 11:00

Brasil recebe evento do programa AL-INVEST Verde

Deputados devem votar hoje regulamentação do PLP 68/2024 Deputados devem votar hoje regulamentação do PLP 68/2024
REFORMA TRIBUTÁRIA 17 de dezembro de 2024 às 10:31

Deputados devem votar hoje regulamentação do PLP 68/2024

Posição da CACB sobre a Reforma Tributária é divulgada em rádios e sites Posição da CACB sobre a Reforma Tributária é divulgada em rádios e sites
NA MÍDIA 16 de dezembro de 2024 às 15:35

Posição da CACB sobre a Reforma Tributária é divulgada em rádios e sites

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel