Imprensa
TRANSPARÊNCIA

BNDES planeja abrir “caixa-preta” e divulgar lista com seus 50 maiores devedores

Processo faz parte da busca por transparência na instituição, que se iniciou na gestão de Dilma Rousseff (PT) e se tornou mote do governo Bolsonaro

17 de janeiro de 2019 às 10:24

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prepara uma lista com os 50 maiores tomadores de empréstimos do banco nos últimos anos, que inclui empresas de diversos setores. A relação deve começar a ser divulgada já nesta semana.

A medida é um dos primeiros passos na busca por maior transparência durante a nova gestão de Joaquim Levy, presidente do banco. As informações, de modo geral, já estão presentes no site do BNDES , mas a ideia facilitaria o acesso da mídia e da população ao material.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), cita desde o período de campanha a abertura da “caixa preta do BNDES”, prometendo transparência sobre o que ocorreu nos anos passados, especialmente nas gestões petistas, de Lula (2003 – 2010) e Dilma Rousseff (2011 – 2016). O sigilo bancário, no entanto, impede que a lista exponha o saldo devedor dos itens da lista.

O processo de transparência da instituição vem desde a gestão de Luciano Coutinho, presidente entre maio de 2007 e maio de 2016, nos governos do Partido dos Trabalhadores ( PT ). O chefe do BNDES é escolhido pelo presidente da República.

A “caixa preta” do BNDES

Uma das promessas de campanha de Bolsonaro era justamente “abrir a caixa preta do BNDES e de outros órgãos”. Após eleito, o presidente foi às redes sociais reafirmar o compromisso de “revelar ao povo brasileiro o que feito com seu dinheiro nos últimos anos.”

Muitos dados de financiamentos feitos pelo banco estão disponíveis e têm livre acesso, mas, mesmo assim, a falta de transparência do banco já foi criticada por entidades.

O representante do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União ( TCU ), procurador Júlio Marcelo de Oliveira, reclamou em um debate no Senado, em 2015, que não há como avaliar se o banco aplica os recursos bem ou não. “O banco é hoje uma caixa preta na administração pública. O BNDES resiste a todas as tentativas de fiscalização mais profunda do TCU”, disse.

Após o atrito, BNDES e TCU firmaram parceria para divulgar mais dados ao público, e desde então o processo de transparência da instituição ganha força. A expectativa é que, sob o novo governo, isso se amplie, tendo em vista as posições de Bolsonaro. Historicamente, de fato, não eram divulgados dados das transações que envolviam o banco, algo que foi transformado a partir de 2012, quando entrou em vigor a Lei de Acesso à Informação.

Fonte: IG Economia

Últimas Notícias

CACB participa de lançamento do programa Acredita CACB participa de lançamento do programa Acredita
Nacional 25 de abril de 2024 às 16:39

CACB participa de lançamento do programa Acredita

Presidente do CMEC Nacional recebe delegação da África do Sul Presidente do CMEC Nacional recebe delegação da África do Sul
Internacional 25 de abril de 2024 às 12:27

Presidente do CMEC Nacional recebe delegação da África do Sul

Presidente da Câmara atesta a força da CACB Presidente da Câmara atesta a força da CACB
Ciclo de Debates 24 de abril de 2024 às 18:59

Presidente da Câmara atesta a força da CACB

Arthur Lira participa de ciclo de debates com presidentes de associações comerciais Arthur Lira participa de ciclo de debates com presidentes de associações comerciais
Ciclo de Debates 24 de abril de 2024 às 12:53

Arthur Lira participa de ciclo de debates com presidentes de associações comerciais

CACB debate o impacto das reformas no setor de tecnologia CACB debate o impacto das reformas no setor de tecnologia
Ciclo de Debates 24 de abril de 2024 às 10:52

CACB debate o impacto das reformas no setor de tecnologia

Presidente da Câmara, Arthur Lira, participa de Ciclo de Debates da CACB  Presidente da Câmara, Arthur Lira, participa de Ciclo de Debates da CACB 
Aviso de pauta 24 de abril de 2024 às 09:12

Presidente da Câmara, Arthur Lira, participa de Ciclo de Debates da CACB 

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel