Imprensa
RICARDO CAPPRA

Bases de dados orientam novas formas de negócio

Como utilizar a informação cruzando dados para melhorar os negócios

21 de junho de 2018 às 14:05

Foto: Raphael Gallo

A informação é algo presente na nossa rotina, principalmente no desenvolvimento e gerenciamento de negócios. A grande questão é como utilizar esses dados de maneira eficaz para ajudar sua organização. “Atualmente consumimos informação de maneira descontrolada e o problema é decidir quais são úteis e quais são inúteis para tomar decisões” comenou o cientista de dados, especialista em bussines analytics e chefe do laboratório de ciência de dados da CAPPRA e do Mission Control, Ricardo Cappra.

Ele falou no último dia do 5º Fórum Nacional CACB Mil, abrindo a manhã com a palestra “Como ajudar as empresas, organizações, marcas e pessoas a criar estratégias através da análise e inteligência de dados?”

Segundo lembrou, esse excesso de dados acaba por se tornar um obstáculo na hora de tomar decisões, assim como a falta dessas informações. Outro problema que encontramos é a questão do fácil acesso às informações. “No cenário atual, grandes empresas não conseguem mais competir com startups, pois ambas têm acesso à informação ao mesmo tempo’, ressalta Ricardo.

Foto: Raphael Gallo

A partir desses problemas, surge o obstáculo: Como tomar decisões para meu negócio? Ricardo afirma que esse problema é gerado pelo grande volume de dados e destaca que “precisamos identificar o que é realmente relevante para o negócio, coletando as informações que interessem”.

Para promover a identificação, o cruzamento de dados através dos algoritmos mostra as informações úteis para um determinado negócio. “É como colocar uma camada científica nos negócios, uma análise analítica” relatou o cientista.

As decisões começam a se tornar mais seguras e mais fáceis de serem tomadas, eliminando os erros. Com isso, disse Capra, as oportunidades podem ser melhor identificadas. Para encerrar, disse o especialista: “Se o presente é digital, o futuro é analítico”.

Ricardo Cappra

O cientista, especialista em business analytics, é chefe do laboratório de ciência de dados da CAPPRA e do Mission Control, além de líder de uma comunidade global de cientistas que ajudam pessoas e organizações a tomarem melhores decisões orientadas por inteligência analítica. Cappra já participou de projetos de ciência de dados para Governo dos EUA, Coca-Cola, Banco Santander, Ambev, Whirlpool, Banco Mundial, Rede Globo e Banco Itaú.

Últimas Notícias

Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Empreendedorismo Rural Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Empreendedorismo Rural
Congresso Nacional 16 de abril de 2024 às 16:12

Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Empreendedorismo Rural

Embratur e Instituto Del: parceria para o turismo sustentável e responsável Embratur e Instituto Del: parceria para o turismo sustentável e responsável
Turismo 16 de abril de 2024 às 15:39

Embratur e Instituto Del: parceria para o turismo sustentável e responsável

Financiadores alemães visitam a CACB Financiadores alemães visitam a CACB
Parceria 16 de abril de 2024 às 10:11

Financiadores alemães visitam a CACB

Reforma Tributária deve ser regulamentada semana que vem Reforma Tributária deve ser regulamentada semana que vem
Economia 11 de abril de 2024 às 17:22

Reforma Tributária deve ser regulamentada semana que vem

Mais uma ação de aproximação com o Congresso Mais uma ação de aproximação com o Congresso
Relações Institucionais 10 de abril de 2024 às 15:38

Mais uma ação de aproximação com o Congresso

Embaixadora de Gana visita a sede da CACB em Brasília Embaixadora de Gana visita a sede da CACB em Brasília
RELAÇÕES INTERNACIONAIS 8 de abril de 2024 às 16:08

Embaixadora de Gana visita a sede da CACB em Brasília

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel