A balança comercial brasileira iniciou o ano no vermelho. Segundo números divulgados nesta segunda-feira (11) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as importações superaram as exportações, resultando em déficit comercial, em US$ 150 milhões na primeira semana de 2016.
Resultados negativos no primeiro mês de cada ano são comuns. Nos últimos quatro anos, foi contabilizado déficit nas transações do país com o exterior em janeiro. O último ano com superávit em um mês de janeiro foi 2011 – quando houve um saldo positivo de US$ 397 milhões.
Exportações e importações
Segundo os números oficiais, houve queda de 10,4% nas exportações na primeira semana deste ano, em relação ao mesmo período de 2015. Recuaram as vendas de manufaturados (-16,7%), por conta da retração de vendas externas de autopeças, açúcar refinado, motores para automóveis, entre outros, além de básicos (-8,7%, com queda de exportações de trigo em grãos, café em grãos, minério de ferro) e também de semimanufaturados (-1,8%).
As importações, por sua vez, também caíram no começo deste ano. O recuo, neste caso, foi de 23,5%. Decresceram as compras do exterior, principalmente, com combustíveis e lubrificantes (-85,8%), siderúrgicos (-50,9%), veículos automóveis e partes (-42%) e equipamentos eletroeletrônicos (-35,7%), entre outros produtos.
Leia Mais: G1