Na pauta da 2ª Reunião do Conselho Deliberativo da CACB, realizada nesta quarta-feira (30), foi colocado um tema para reflexão: a importância das eleições municipais deste ano, que valoriza os dirigentes das cidades. O documento “As Associações Comerciais e o Brasil do Governo Temer” traça um cenário para o novo Brasil dando protagonismo às Associações Comerciais, localizadas nos municípios.
O texto de 15 páginas, assinado pela CACB e Associação Comercial do Rio de Janeiro, aponta vários compromissos dos empresários, entre eles com as áreas metropolitanas. “Todas as Associações Comerciais tem agora a tarefa de modelar a metrópole através de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Intregrado”, diz o documento.
A ideia é participar junto à sociedade civil e suas representações em busca de um modelo de ações de políticas públicas como caminho para levar à universalização dos serviços para a garantia da cidadania.
O documento diz ainda que o ambiente precisa ser renovado do ponto de vista político, social, ambiental, sindical e institucional. “O Brasil está nas mãos de sua cidadania e de suas instituições”, descreve. Com suas raízes locais, as Associações Comerciais estão diante de uma nova organização com que empresários se associem na defesa e condução de seus interesses mais legítimos e necessários, como se plataformas do mundo digital fossem. Nelas o conhecimento será possível distribuir e mais fácil evoluir, afirma o documento.