CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / Associativismo

Associação Comercial de Campo Grande comemora a conquista de 6 mil associados

Entidade se torna a maior em representatividade empresarial do Centro-Oeste

12 de agosto de 2016 - 14:58

No ano em que comemora 90 anos de existência e trabalho no desenvolvimento da sociedade, a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) registra mais um feito inédito em sua atuação. Nesta sexta-feira (12), a entidade comemorou a união de 6 mil associados, um marco na história do associativismo sul-mato-grossense, confirmando sua representatividade em todas as regiões de comércio em Campo Grande.

A Casa do Empresário, como é conhecida, reúne de microempreendedores individuais a grandes empresas e tem como missão unir empresários, fortalecer sua atuação e influenciar nas áreas política, econômica e social viabilizando o desenvolvimento sustentável. “O empresário, principalmente o micro e pequeno, esteja ele no Centro ou em outros bairros, é o pilar de nossa entidade. Ele tem enxergando a necessidade de se juntar à classe que o represente para, unidos, resolvermos de forma mais democrática os problemas que o impedem de crescer”, afirma o presidente da ACICG, João Carlos Polidoro.

O último ano foi caracterizado por várias iniciativas com esse objetivo. O projeto ACICG nos Bairros que existe desde 2013, ganhou nova roupagem, mais ferramentas, como a van adaptada para levar diversos cursos, palestras e atendimentos, passando a se chamar ACICG Itinerante. “Por meio do projeto conseguimos identificar quais são as dificuldades que os comerciantes dos bairros encontram no dia a dia. Depois de ouvirmos um número expressivo de empresários, reunimos os dados e traçamos estratégias para ajuda-los, seja na segurança pública, instruindo a conseguir crédito e levando capacitação aos colaboradores das empresas. Isso ajuda as pessoas que não tempo ou não podem se deslocar até nossa sede”, explica Polidoro.

Para fomentar o comércio em toda a cidade e oferecer uma nova força financeira aos empresários, a ACICG inaugurou, dentro de sua sede, a cooperativa de crédito Sicoob Aliança, que faz parte do maior sistema financeiro cooperativo do país, para oferecer produtos e serviços com facilidades e preços mais atrativos de um banco.

Outra ação memorável celebrada pela Associação Comercial recentemente é a formalização de uma parceria com o maior hospital de Mato Grosso do Sul, a Santa Casa de Campo Grande, para comercializar planos de saúde aos associados, seus colaboradores e familiares. Os planos já estão sento vendidos e custam entre 20% e 30% menos que os planos de saúde convencionais. “A ACICG se preocupa com a expansão do comércio e luta para que seus associados tenham condições de crescer oferecendo diferenciais aos seus colaboradores e clientes. Isso impacta diretamente na saúde do negócio”, acredita o presidente.

Ainda falando sobre incentivo aos associados, a ACICG mantém em sua estrutura a Escola de Varejo, que promove cursos e palestras para capacitar empresários e seus colaboradores com temas que impactam diretamente o crescimento das empresas. De igual importância o departamento que auxilia interessados em trabalhar com exportação e importação, o Comex organiza missões empresariais e incentiva o comerciante a transpor as barreiras do Estado.

“Pensamos e respiramos o comércio para estarmos sempre junto ao empresário e ajudá-lo a prosperar. Temos orgulho de ser a maior entidade representativa entre as Associações Comerciais do Centro-Oeste, pois isso reforça que estamos no caminho certo e continuaremos a lutar pelos interesses da classe empresarial, seja no Centro, em bairros, polos industriais, shoppings, onde ela estiver”, finaliza João Carlos Polidoro.

Força política

No que corresponde ao poder público, a ACICG criou parcerias o intuito de acompanhar projetos e leis que impactam a vida do empresário. Firmou termos de cooperação técnica com a Câmara de Vereadores e com a Assembleia Legislativa para contribuir com as ações ligadas ao setor e na adoção de políticas que favoreçam o bom desenvolvimento dos negócios.

Em 2015 também houve a criação do movimento #JuntosFaremos, formado por seis bandeiras defendidas pela ACICG: Gestão Pública Eficaz, Fim da Impunidade, Fim da Corrupção, Menos Impostos, Mais Segurança e Nova Política. “Levamos esse movimento para as ruas e mostramos a nossa insatisfação com a situação econômica e política, em todas as esferas do poder público. Também protestamos fortemente contra o governo do Estado sobre o aumento do ITCD e do ICMS, lotamos por vários dias o plenário da Assembleia para cobrar dos deputados que não aprovassem o ajuste fiscal”, compartilha Polidoro. E nesta luta contra a alta carga tributária, outra iniciativa trouxe força ao movimento: a instalação do impostômetro, na fachada da entidade, ajuda a conscientizar a população sobre os altos impostos pagos aos governos municipal, estadual e federal.

Visando chamar a atenção da sociedade para a necessidade de novas diretrizes de desenvolvimento para a Capital, a Associação Comercial lançou a proposta de construção do “Pacto Juntos por Campo Grande”, um projeto proposto pelo Conselho Político e Social (COPS) da entidade com os ideais do movimento #JuntosFaremos. Por meio da participação colaborativa da sociedade civil organizada, convidados pela ACICG, foi possível produzir um documento que auxiliará a gestão municipal a trabalhar de forma eficiente pela economia, saúde, educação, assistência social, segurança, planejamento urbano e vários outros setores.

“Vivemos um momento econômico desafiador e a ACICG está agindo proativamente para diminuir os entraves que impendem o desenvolvimento das empresas, como a carga tributária e a burocracia em nosso Estado, e pensando em ações que, contribuam para toda a sociedade. Os 90 anos estão sendo marcados por muito trabalho na Casa do Empresário”, conclui o presidente João Carlos Polidoro.

Serviço

Para saber sobre os benefícios que a ACICG oferece aos associados acesse o site www.acicg.com.br ou ligue (67) 3312-5000. A sede da entidade está localizada na Rua 15 de novembro, 390, Centro, em frente à praça Ary Coelho.

Fonte: ACICG

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311