1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Artigos /
George Pinheiro Presidente CACB

Precisamos avançar

23 de julho de 2018 - 15:45

É com alegria que tomamos conhecimento do Anuário do Trabalho nos Pequenos Negócios, elaborado pelo Sebrae, que fala sobre o crescimento do número de micro e pequenas empresas em 2016, apesar da crise. Foram elas as responsáveis por evitar uma redução ainda maior do nível de emprego no País. Como representantes desse segmento, vital para a economia, nos orgulhamos desses empreendedores que seguem em frente, sem medo das circunstâncias.

Por essa razão, temos consciência do quanto ainda precisamos fazer para ajudar nossos filiados a se manterem vivos, atuantes e gerando renda para o País – assim como mantendo os empregos. Nós, da CACB, sabemos que os 1,1 milhão de pequenos negócios que abriram em 10 anos no Brasil não só representam crescimento de 21,9% no número de empresas, mas a geração de cinco milhões de novos empregos. Só nas empresas de pequeno porte, em 2016, o número de postos de trabalho formais chegou a 16,9 milhões.

A notícia, que foi publicada no nosso site, cria novos estímulos para nós e amplia a responsabilidade que as entidades têm diante do empreendedorismo, que conseguiu segurar os empregos quando as médias e grandes não conseguiram. Na crise (2014 a 2016), as micro e pequenas perderam 900 mil trabalhadores e as médias e grandes, 2 milhões.

Quando o anuário mostra as diferenças de gênero, tanto no número de emprego como na escolaridade, aumenta a necessidade de colocarmos em prática nossa bandeira de incentivar ao máximo a educação, com as iniciativas partindo das nossas Associações que, na verdade, são a ponta de ligação entre os empreendedores e o poder público. Elas estão perto dos cidadãos.

Vamos relançar nossas redes neste mar de oportunidades que vai qualificar nossos empreendedores que, como num círculo virtuoso, passarão adiante este conhecimento adotando boas práticas de gestão e conhecimento para implantar os processos que levam à inovação.

Sendo assim, estamos conscientes de nossa tarefa também para vencer os riscos da volta da poliomielite e as demais doenças do subdesenvolvimento. Precisamos ainda enfrentar outro dado estarrecedor: quase metade dos domicílios brasileiros não está ligada à rede de coleta de esgoto. Vamos pensar juntos?

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311