1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Artigos /
George Pinheiro Presidente CACB

Novos tempos

29 de junho de 2018 - 11:04

Uma semana após o término do nosso encontro anual, o 5º Fórum Nacional CACB Mil deixou vários temas para reflexão. Era exatamente isso que queríamos: fazer pensar, instigar, provocar para conquistar iniciativas de saídas necessárias em cada uma das comunidades presentes. E todas as regiões do Brasil atenderam nosso chamado e estavam em Brasília dispostas a debater. Com o tema “O papel do empreendedor na construção de um novo Brasil”, o Fórum foi, com certeza, um sucesso!

Debatemos vários temas num momento crucial para o País, exatamente na capital federal, palco da cena política. Uma das principais reflexões, compartilhada como tema de casa para todos, foi a importância da educação num País como o Brasil, carente de atenções nesse sentido. A construção de um novo Brasil passa pela educação séria.

Sabemos que educação não é tarefa só do governo. É de todos nós, especialmente líderes empresariais. Esta pauta, que ocupou bom espaço durante a reunião do Conselho Deliberativo da CACB, realizada na véspera do Fórum, que aconteceu nos dias 20 e 21 de junho, foi também relevante durante a programação do Fórum.

Todos levaram para casa a semente para ser plantada em suas comunidades, de que educar é um dever de todos, garantir uma escola real, viva e formadora não pode ser apenas um item na pauta governamental. As entidades empresariais precisam e devem participar como forma de garantir as ferramentas para que nossas crianças se tornem adultos capazes de empreender, de realizar, de formar e evoluir.

Nada melhor do que garantir este apoio das entidades para com suas comunidades como forma de ampliar as opções de ensino e qualificar a escola, especialmente a pública.

Também debatida a necessidade de investir em tecnologia para suprir o vazio da inovação em um País que não está, neste momento, mostrando tanto interesse neste setor vital para o crescimento econômico e social. Inovar, hoje, significa dar um passo rumo ao futuro, para agregar rentabilidade e produtividade em vários dos setores como forma de colher resultados positivos e distribuir os frutos desta colheita.

No 5º Fórum Nacional CACB Mil os temas políticos permearam os debates e até o papel do empresário na política foi colocado em pauta. Nada melhor do que o engajamento cívico como forma de contribuir com soluções para problemas crônicos, como os das comunidades. Simples assim. O que não dá mais é para deixar tudo com o poder público e terceirizar todos os pleitos. O que importa é lutarmos por dias melhores e mais igualitários. E lutar significa arregaçar as mangas e participar. A palavra da hora é PARTICIPE!

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311