1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Artigos /
George Pinheiro Presidente CACB

Criando um futuro compartilhado

08 de fevereiro de 2019 - 16:22

Cada mês que passa, nos aproximamos do grande acontecimento que teremos na 11ª edição do World Chambers Congress, o maior encontro de Câmaras de Comércio do mundo que, neste ano, acontece no Brasil. A cidade do Rio de Janeiro se prepara para esta grande reunião que será palco da extraordinária convenção com mais de 100 entidades representativas do mundo. Os assuntos mais importantes da globalização estarão aqui.

Nesse sentido, a CACB, que há mais tempo prepara este Congresso junto com a International Chamber of Commerce (ICC), espera mobilizar o País e o novo governo para debater o enfrentamento das principais adversidades e dificuldades de forma conjunta, tendo como objetivo a profissionalização e o desenvolvimento global. Incentivar oportunidades de negócio é a primeira alternativa que estaremos colocando em prática por ocasião do 11th World Chambers Congress.

Depois de uma verdadeira maratona, o Brasil foi escolhido para sediar a 11ª edição do Congresso mundial. Em dezembro de 2016, foi anunciada a cidade do Rio de Janeiro para ser sede, em 2019, do encontro internacional. A disputa foi entre as cidades do Rio de Janeiro, Orlando (EUA) e Bogotá (Colômbia).

Na defesa pelo Rio, optamos por mostrar o portão de entrada do 7º maior mercado consumidor do mundo. Além disso, o Rio é uma cidade que mistura o desenvolvimento com uma natureza espetacular, oferecendo infraestrutura, alojamento, transportes e serviços. É ainda receptivo a eventos internacionais (Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos – quando a cidade recebeu aprovação de 98,7% dos turistas internacionais).

Neste cenário, vamos realizar o Congresso com o tema “Criando um futuro compartilhado”. Pretendemos adotar uma agenda de ações a serem realizadas pelas Câmaras. Os desdobramentos desse encontro são ilimitados. Vão desde a oportunidade única para aumentar o network internacional com geração de negócios para o crescimento da economia brasileira, até a possibilidade de interação e troca de experiências em projetos sustentáveis realizados pelas Câmaras de Comércio de todo o mundo.

A ICC é uma potência. Representa as Câmaras de Comércio do mundo, conta com centenas de milhares de companhias e membros em mais de 180 países, que abrangem todos os setores das empresas privadas. A cada dois anos, a World Chambers Federation (WCF), braço da ICC, promove o seu Congresso que, desde sua criação, foi realizado na França (Marseille, 1999), Coréia (Seoul, 2001), Canadá (Quebec, 2003), África do Sul (Durban, 2005),Turquia (Istambul, 2007), Malásia (Kuala Lumpur, 2009), México (cidade do México, 2011), Quatar (Doha, 2013), Itália       (Turim, 2015) e Austrália (Sydney,2017).

Chegou a nossa vez. Vamos aplaudir e participar!

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311