A terceira convocatória do AL-Invest 5.0 – maior programa de cooperação internacional da União Europeia para o setor produtivo da América Latina, executado por um consórcio formado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e outras seis entidades -, foi lançada na sequência, em janeiro de 2017, e vai contemplar, com um milhão de euros, organizações sem fins lucrativos que apresentem projetos para impulsionar a produtividade das MPEs em 18 países latino-americanos.
Costa Rica, Honduras, México e Panamá são os países prioritários desta fase, já que tiveram menos projetos selecionados nas chamadas anteriores. A intenção é executar projetos que enfoquem o associativismo, a melhoria da produtividade e o fortalecimento das organizações empresariais.
Carlos Rezende, coordenador executivo da CACB, explica que o objetivo do AL- Invest 5.0 é oferecer condições para que micro e pequenas empresas (MPEs) cresçam e promovam o desenvolvimento local: “Organizações ou grupos de empresários associados a uma entidade, como os que formam núcleos setoriais do programa Empreender, podem apresentar projetos de fortalecimento dos negócios e pleitear recursos internacionais para colocá-los em prática”.
No final de 2016, quinze instituições foram selecionadas na segunda convocatória para fundos concursáveis do programa, entre elas a Confederação Nacional da Indústria. Nessa etapa, devem ser investidos mais de 4,5 milhões de euros em projetos na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala e Panamá, além do Brasil.