Imprensa
ARTIGO

5 mudanças de comportamento para sair da crise antes de todo mundo

Saiba que hábitos são necessários em empreendedores que querem vencer a crise e se destacar com novas atitudes

28 de setembro de 2016 às 14:16

Tempo de crise econômica é uma excelente oportunidade de mudar e tornar-se melhor. “Muito mais do que os rumos do negócio, é importante mudar o próprio comportamento, e períodos de recessão costumam ser grandes oportunidades para se autoanalisar e mudar”, sugere a empreendedora Camila Porto, especialista em Internet Marketing e criadora do treinamento online Facebook Essencial. Sabendo que a atual crise do país é uma das mais longas desde os anos 1980, a especialista indica cinco mudanças de comportamento que podem fazer a diferença para sair da crise. “São dicas que funcionam tanto para o mercado digital quanto qualquer outra área”.

1- Valorizar as pessoas pelo comportamento

Segundo a especialista, do ponto de vista de um empresário, uma equipe de colaboradores deve ser feita com base no comportamento das pessoas, muito mais que as habilidades técnicas. “Durante um período de crise, ter uma equipe engajada, focada e que não fica reclamando o tempo todo”, ensina. “Valorize as pessoas de comportamento positivo”. Na vida pessoal, o mesmo deve ser feito, apenas com a valorização. “Dê valor para as pessoas que se importam e que demonstram amizade, em vez de se preocupar com o que elas podem fazer para te ajudar, por exemplo”.

2- Vencer o medo de “dar errado”

Ao falar sobre contratações, Camila destaca que já teve dificuldades em formar uma equipe porque tinha medo de contratar. “Eu tinha medo de correr riscos, e isso impediu meu crescimento durante um tempo”, explica a empreendedora, que sugere uma forma diferente de vencer os medos, muito comuns nos donos de empresas. “Pense em tudo o que poderia dar errado caso o seu medo fosse real, e então você descobre que essa é uma possibilidade muito remota”, conta. “Além disso, você vai saber como evitar os possíveis problemas”, completa, destacando a estratégia para vencer qualquer medo.

3- Trocar o “mas” pelo “e se”

Camila conta que existem muitos pensamentos, expressados por meio de palavras, que fecham as portas de qualquer empreendedor. “Dizer que gostaria de fazer algo e logo depois usar um ‘mas’ é uma atitude ruim”, explica. Ela explica que, ao utilizar a palavra “mas”, as pessoas estão focadas no problema, e quando dizem “e se”, elas focam na solução. “Em vez de dizer que quer aumentar a empresa mas não tem dinheiro, pergunte-se: e se eu conseguir mais dinheiro, como eu posso ampliar os investimentos? ”, sugere, reforçando que essa prática pode ser feita em muitas situações.
4- Limpar o terreno

Antes de erguer uma casa, é preciso limpar o local onde ela será erguida. Segundo Camila, o mesmo é preciso ser feito com qualquer empreendimento. “O alicerce de qualquer atividade precisa ser bom, e isso significa não se deixar levar pelas pessoas e hábitos ruins”, conta. Camial lembra que é importante se afastar do que é negativo e não faz bem. “Caso contrário, você não consegue limpar o terreno, e sua ação empreendedora pode cair”, completa.

5- Começar pelo mais importante

Por fim, a empreendedora ensina que, no dia a dia, as pessoas tendem a fazer as pequenas coisas antes de definir o que é realmente importante. “E ao fazer nesta ordem, não sobra energia para o que é importante”, alerta. Camila faz a analogia do balde, que precisa ser preenchido com pedras pequenas e grandes, sendo as últimas os afazeres mais importantes. “Se você começa a colocar as pedras pequenas no balde, não consegue depois completar com as pedras grandes, mas se fizer o contrário, vai conseguir fazer todas elas se encaixarem”, conclui, destacando a importância de melhorar nas pequenas coisas para vencer os grandes obstáculos.

Fonte: administradores.com

Últimas Notícias

Iniciativas empresariais e eventos reforçam a proteção ambiental no Brasil Iniciativas empresariais e eventos reforçam a proteção ambiental no Brasil
Dia Nacional da Natureza 4 de outubro de 2024 às 14:26

Iniciativas empresariais e eventos reforçam a proteção ambiental no Brasil

“Compre do Pequeno”: nova campanha valoriza conexão entre pequenos negócios e clientes “Compre do Pequeno”: nova campanha valoriza conexão entre pequenos negócios e clientes
MPEs 4 de outubro de 2024 às 10:57

“Compre do Pequeno”: nova campanha valoriza conexão entre pequenos negócios e clientes

CACB defende micro e pequenas empresas em reunião com a Receita Federal CACB defende micro e pequenas empresas em reunião com a Receita Federal
Política 3 de outubro de 2024 às 14:11

CACB defende micro e pequenas empresas em reunião com a Receita Federal

Economia do Mar em Brasília Economia do Mar em Brasília
Evento 3 de outubro de 2024 às 13:27

Economia do Mar em Brasília

Federaminas conclui visitas técnicas do projeto “Poder da Rede” Federaminas conclui visitas técnicas do projeto “Poder da Rede”
Empreender 2 de outubro de 2024 às 15:32

Federaminas conclui visitas técnicas do projeto “Poder da Rede”

Presidente da ACSP participa de audiência pública em Brasília Presidente da ACSP participa de audiência pública em Brasília
Federação 2 de outubro de 2024 às 14:28

Presidente da ACSP participa de audiência pública em Brasília

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel