Brasil - 29 de maio de 2017 - 16:10
Notícias / CAPILARIDADE
19 de maio de 2017 - 09:23

Cooperativismo de crédito reúne lideranças de 19 estados e DF

Difundir as boas práticas e resultados do cooperativismo, bem como desenvolver e estimular caminhos que gerem sustentabilidade para os pequenos negócios é o mote do encontro, que acontece em Maringá, no Paraná

Lideranças e dirigentes de Associações Comerciais e Empresariais de vários estados brasileiros estão em Maringá para participar do Workshop Cooperativismo de Crédito, organizado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil (CACB), em parceria com o Sicoob Unicoob.

O evento, que teve início nesta quinta-feira (18), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), encerra nesta sexta-feira (19), no Sicoob Unicoob. Estão participando líderes do Distrito Federal e de 19 estados: Amapá, Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Sergipe, Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rondônia, Pará e Tocantins.

Além de difundir as boas práticas e resultados do cooperativismo de crédito, bem como desenvolver e estimular caminhos que gerem sustentabilidade para os pequenos negócios, o evento quer incentivar a prática do cooperativismo de crédito, partindo do princípio de que, em mais de 500 municípios brasileiros as cooperativas de crédito são a única instituição financeira.

Ao abrir o Encontro, o presidente da CACB, George Pinheiro, ressaltou a importância das cooperativas, que contam com mais de 13 milhões de sócios no Brasil, para a inclusão financeira, contribuindo para o fortalecimento da economia. Ele também falou sobre as sociedades garantidoras de crédito, que somam 1.312 instituições e têm patrimônio de R$ 15,9 bilhões. Lembrou que “a CACB tem o perfil para incentivar a criação de cooperativas e crédito em função de sua abrangência, presente em mais de 2.300 municípios brasileiros”.

Já, o  presidente do Sicoob Unicoob, Jefferson Nogaroli, ressaltou que as cooperativas sobrevivem sem recursos públicos e sem taxas sindicais e lembrou o início difícil das operações do Sicoob Metropolitano em Maringá. Representando o Sebrae Nacional, Weniston Ricardo, falou sobre ”stratégia nacional de desenvolvimento do cooperativismo financeiro para pequenos negócios”. Ele contou que o envolvimento do Sebrae com as cooperativas de crédito teve início em 2000 e que neste ano a instituição fará o terceiro chamamento para projetos, com financiamento de 50% pelo Sebrae e contrapartida de 50% das cooperativas.

Coube ao presidente da ACIM, José Carlos Valêncio, apresentar projetos da entidade e falar sobre o funcionamento do Observatório Social de Maringá e do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem). Também foi apresentado o histórico e o funcionamento do Sicoob Metropolitano e o trabalho do Bancoob.

O workshop encerra nesta sexta-feira (19), com apresentação dos números e operação da Sancor Seguros no Brasil, “Sicoob e os pequenos negócios”, “rede de apoio aos pequenos negócios no Paraná”’ e sociedades garantidoras de crédito. Também na programação, uma visita técnica ao Sicoob Metropolitano.

O evento é uma realização do Sicoob Central Unicoob e CACB, com o patrocínio do Sebrae. A ACIM é uma das apoiadoras.

Destaque

O presidente da CACB que aposta no sucesso desta ideia e acredita no sistema cooperativo, ressaltou a presença de presidentes e diretores de Federações filiadas à CACB. São eles: Amarildo Selva Lovato – FACIAPES; Fabio Lucio de Souza Costa – Federação do PARÁ; Gerçon Zanato – FACER; Itamar Manso Maciel Júnior – FACERN;  Jonas Alves de Souza – FACMAT; João Porto Guimarães – FACC; Marco Tadeu Barbosa – FACIAP; Nonato Altair Marques Pereira – AMAPÁ; Rubenir Nogueira Guerra – FEDERACRE; Representantes da FACESP e da FACERJ. George Pinheiro também destacou e agradeceu a participação de Rainer Zielasko, vice-presidente de Serviços da CACB, na coordenação do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação ACIM e CACB

Deixe seu comentário
Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis
Revistas