Brasil - 15 de December de 2017 - 02:21
Notícias / AL-INVEST 5.0
07 de dezembro de 2017 - 14:42

União Europeia paga 50% de participação de empresários brasileiros de vinho e cachaça na maior feira agrícola de Paris

O investimento visa a estimular a representatividade brasileira no mundialmente conhecido Salon International de l’Agriculture, que está em sua 55ª edição

O Salon International de l’Agriculture, ou Feira Internacional da Agricultura de Paris, é um dos maiores eventos agrícolas da França. A Feira reúne as últimas tendências mundiais do setor e atrai expositores e visitantes do mundo todo. Em 2017, a convenção contou com mais de 600 mil participantes, o equivalente a cerca de 1% da população francesa. A próxima edição será realizada entre os dias 24 de fevereiro e 4 de março de 2018 e a previsão é reunir 700 mil pessoas, entre consumidores, produtores agrícolas, importadores, distribuidores e jornalistas do mundo inteiro.

Pela primeira vez, em sua 55ª edição, a Feira contará com um pavilhão totalmente dedicado aos vinhos e licores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O objetivo da integração, promovida pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais Brasileiras (CACB) em parceria com a Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), é identificar produtores de cachaça e vinho dos países lusófonos com potencial de exportação.

Para estimular a ida de empresários brasileiros, a União Europeia oferece recursos para financiar 50% do custo de participação no evento. O investimento acontece por meio do AL-Invest 5.0, o maior programa de cooperação internacional da União Europeia na América Latina, que promove o desenvolvimento de micro e pequenas empresas no Brasil e em outros 17 países.

A CACB coordena os recursos do AL-Invest 5.0 no Brasil. Segundo o coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende, “o programa oferece ajuda financeira e garante a realização de ações que não teriam como ser viabilizadas pelo empresário por conta própria. No caso da Feira de Paris, nosso apoio ajudará a promover a visibilidade de marcas brasileiras e será um incentivo à exportação, fortalecendo os pequenos negócios do nosso país”. Ele afirma que a entidade prevê a ida de 25 empresários à Feira.

O representante oficial da CE-CPLP na França e na Bélgica e responsável pela logística da Comunidade no evento, Bertrand Dupont, explica que a ideia é levar os produtos para o consumidor da ponta e também promover encontros do produtor com agentes internacionais: “Trata-se de aproximar o empresário às importadoras, distribuidoras, redes de supermercado e lojas gourmet, para que tanto o público comprador seja sensibilizado, quanto os intermediários, que são essenciais nesse processo de exportação”.

Bertrand ressalta os benefícios que a participação pode trazer ao empresariado brasileiro: “O empreendedor tende a achar que seu negócio não tem tamanho o suficiente para ser exportado ou que seu produto é inferior ao de fora do país, o que não é verdade, uma vez que os produtos do Brasil frequentemente ganham prêmios no mundo inteiro. O que faz falta é a divulgação, e promovê-la é justamente o objetivo do evento”.

Os recursos

A União Europeia arca com 50% do custo de participação do empresário proponente. O valor total do ingresso é €3.500,00 (três mil e quinhentos euros) para os 5 dias, sendo €1.750,00 o valor pago pela comunidade europeia.

O apoio consiste em fornecer espaço para exposição e venda dos produtos, aproximação com os principais importadores, distribuidores de pequenas, médias e grandes redes, armazenamento dos produtos, entre outros. Despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação são de responsabilidade dos interessados, assim como o transporte dos produtos que serão expostos para degustação.

Para obter a ajuda de custo, os empresários devem manifestar interesse até o dia 9/12/2017, enviando o pedido para os endereços: france@cecplp.org e alinvest5@cacb.org.br. O e-mail deve conter os dados de contato participante e o portfólio dos produtos.

Serviço

Salon International de l’Agriculture / Feira Internacional da Agricultura de Paris- França

Data: 24/2 a 4/3/2018

Informações

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

Katiuscia Sotomayor

Contato: katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

Joana de Albuquerque

Contato: joana.albuquerque@cacb.org.br

Fonte

Confederação Empresarial da CPLP na França e na Bélgica

Bertrand Dupont- Representante oficial da entidade

Contato: france@cecplp.org

Fonte: Empreender

Deixe seu comentário
Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis
Revistas