Brasil - 29 de maio de 2017 - 16:11
27 de janeiro de 2017 - 09:00

Primeiro dia do Encontro Estadual Empreender Convencional tem troca de experiências entre ACEs

Começou nesta quarta-feira, 25, o Encontro Estadual Empreender Convencional, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá – ACC. Participaram do evento os executivos das Associações Comerciais de Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra, Nova Mutum, Sinop e Colíder, bem como os consultores do Programa Empreender das respectivas cidades, o coordenador estadual do Empreender, Gian Vasconcelos, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso – FACMAT, Jonas Alves, a analista de projeto pela CACB, Anelise Rambo, o coordenador do Empreender em Uberlândia, Leonardo Antônio e o superintendente da ACE de Uberlândia, Marcio Bocchio, além de convidados.

O presidente da FACMAT, Jonas Alves, abriu o evento falando sobre a importância da realização do Programa Empreender no estado. “O Programa Empreender é desenvolvido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB em parceria com o Sebrae e Mato Grosso é um dos cinco estados que foram escolhidos para desenvolver este projeto. Só aqui no estado estão sendo investidos cerca de 370 mil reais para o aperfeiçoamento da gestão de micro e pequenas empresas. Precisamos da união de todos para ampliarmos este trabalho oferecido pela CACB e Sebrae através da Associações Comerciais dos municípios. Temos recursos disponíveis e estrutura para que o Empreender em Mato Grosso seja ainda muito maior, por isso precisamos trabalhar a unidade dentro do estado para propagarmos o projeto”, disse Jonas.

Em seguida o consultor de cada cidade participante do Empreender em Mato Grosso fez uma apresentação do projeto em seus municípios. Também foram apresentados dois cases de sucesso do programa no estado. Gian Vasconcelos, coordenador estadual, fez uma breve apresentação com as atualizações técnicas e financeiras do andamento do projeto no estado.

A analista de projeto pela CACB, Anelise Rambo falou sobre o Al Invest, que é um projeto de Cooperação Internacional organizado pela Comissão Europeia. O projeto tem como objetivo geral reduzir a pobreza na América Latina mediante a melhoria da produtividade das micro, pequena e média empresas, promovendo o seu desenvolvimento sustentável. Para a América Latina o Al Invest tem disponível 15 milhões de euros para serem investidos nas entidades contempladas nos editais, com previsão de execução das ações junto às empresas até o ano de 2018. “A CACB tem executado as ações por meio direto ou por meio de editais. As ações são propostas pelas empresas por meio da entidade à qual estão vinculadas e aprovadas pela CACB”, comentou.

A equipe de assessoria de imprensa da FACMAT fez uma apresentação com dicas sobre como lidar com a mídia e também sobre a importância da padronização da imagem da logomarca do projeto, explicando o passo a passo de como fazer essa uniformização.

No período da tarde os participantes do evento fizeram um exercício onde expuseram suas ideias sobre o que fazer para fortalecer o programa Empreender e de que forma o projeto pode contribuir com a melhoria das Federações, Associações e das empresas.

Após o exercício, o coordenador do Empreender em Uberlândia, Leonardo Antônio falou sobre como o programa funciona em sua cidade. “O Empreender já funciona em Uberlândia há 17 anos. Nossa Associação Comercial tem 1610 empresas e 494 se associaram por causa do Empreender”, revelou. Ele também mostrou um case de sucesso do projeto, de uma loja do núcleo de Artesanato que conquistou um espaço dentro do Uberlândia Shopping e falou ainda sobre o sucesso do núcleo de Beleza, núcleo de Supermercados, núcleo de Óticas e núcleo de Restaurante.

Anelise Rambo fez uma apresentação sobre como fortalecer o Empreender nas Associações Comerciais abordando os seguintes pontos: sensibilização da diretoria e dos colaboradores, papel de cada envolvido, critérios de gestão e participação dos envolvidos, sustentabilidade do projeto e da Associação, regras, seleção dos segmentos e formação dos núcleos, Comitê Gestor, divulgação das boas práticas e manutenção e controle das informações do programa. Para finalizar o primeiro dia do encontro, a consultora da CACB,  Yonara Medeiros começou uma reciclagem da metodologia usada no programa Empreender.

anelise-01

A analista de projeto pela CACB, Anelise Rambo, fez uma apresentação sobre como fortalecer o Empreender nas Associações Comerciais

Foto: Assessoria de imprensa ACC / FACMAT

Fonte: Assessoria de imprensa ACC / FACMAT

Deixe seu comentário
Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis
Revistas