Brasil - 22 de setembro de 2017 - 04:58
Notícias / MOÇAMBIQUE
14 de julho de 2017 - 12:35

CACB vai a Maputo para a 1ª Conferência Econômica do Mercado da CPLP

Estarão presentes, além de autoridades, empresários dos nove países que compõem o grupo

CPLPNos dias 18 e 19 de outubro de 2017, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) participará da 1ª Conferência Econômica do Mercado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Maputo, capital de Moçambique.  O primeiro vice-presidente da CACB, Jésus Mendes Costa, estará representando a CACB, pois o presidente George Pinheiro, que é também vice-presidente da CE-CPLP estará presidindo o 4º Fórum CACB Mil, em Foz do Iguaçu.

O evento apresentará os primeiros resultados de um programa com grupos de trabalho focados em temas como a mobilidade de pessoas entre os países, a reciprocidade e mobilidade profissional, mediação e arbitragem e a harmonização das convenções de dupla tributação nas nove nações que integram a Comunidade. Em cada ano, será realizada uma Conferência Econômica na qual os caminhos e progressos serão debatidos: esta será a primeira. A segunda vai acontecer no Brasil, em 2018 e a terceira, em Portugal, em 2019.

O encontro será realizado pela Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), da qual o presidente da CACB, George Pinheiro, é vice-presidente. “A união destes países é importante para ampliar as oportunidades de negócios entre empresas de diversos segmentos”, afirma Pinheiro.

CE-CPLP

A CE-CPLP, braço econômico da Confederação dos Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) foi criado para ajudar a estabelecer um mercado no qual a circulação de bens, serviços, pessoas e capitais seja mais livre entre os noves países que integram o grupo.

Em Maputo, as empresas dos países da CPLP, através da CE-CPLP, serão os estímulos deste processo e poderão compartilhar ideias, sugerir caminhos e prioridades, bem como trocar experiências, de­finindo uma estratégia que, passo a passo, permita o estabelecimento do Mercado CPLP. Esta será, também, a primeira vez que todas as agências de comércio exterior dos nove países vão se encontrar.

Deixe seu comentário
Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis
Revistas