Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul

A Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul – Federasul – é regida sob as regras do associativismo. A entidade, que tem sede em um dos prédios históricos mais charmosos do Centro Histórico de Porto Alegre, o Palácio do Comércio, não nasceu na capital gaúcha e sim em Bagé, na fronteira do Estado.

  • Palácio do Comércio em Porto Alegre – RS

Fundada em 28 de outubro de 1927, na cidade de Bagé, atualmente conta com 230 entidades filiadas, reunindo as forças econômicas e produtivas de todos os setores da economia gaúcha.

A ideia germinou, em 1927, durante um Congresso de empresários, insatisfeitos com o protecionismo governamental que eles chamavam de “vício econômico” e com o déficit público. Eles queriam também a modernização do Estado. Temas mais que atuais. A entidade, no ano seguinte teve seus estatutos aprovados. Na mesma época, sua sede foi definida e ocupa o mesmo prédio da Associação Comercial de Porto Alegre – ACPA. Hoje, a entidade tem como filiadas mais de 230 Associações Comerciais do Estado e abrange mais de 40 mil associados.