Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande

O historiador Irineu Joffily destaca em sua obra ‘Notas Sobre a Paraíba’ que “restringindo-se à Paraíba, é provável que o primeiro sinal de comércio interno apareceu na aldeia de Campina Grande, com o surgimento de uma feira”. É inegável que a gênese desta cidade está atrelada à sua geografia generosamente propícia para a atividade comercial.

Os historiadores costumam delimitar as fases do progresso de nossa cidade em três pontos: do aldeamento até a chegada da primeira estrada de ferro, em 1907; desse acontecimento até a construção de modernas rodovias; e, por último, a partir da predominância dessas rodovias como meio de transporte, transformando a cidade numa espécie de Roma, para onde convergem todos os caminhos, sem falar no ciclo do algodão.

As sedes da FACE-PB e da ACCG, ocupam um edifício de 5 pavimentos, construído na década de 50, do século passado, e recentemente reformado, está situado em pleno coração da cidade, na avenida Floriano Peixoto.

As sedes da FACE-PB e da ACCG, ocupam um edifício de 5 pavimentos, construído na década de 50, do século passado, e recentemente reformado, está situado em pleno coração da cidade, na avenida Floriano Peixoto.

Um outro marco merece destaque nessa trilha de desenvolvimento: a criação, em 1926, da Associação Comercial de Campina Grande. Porque foi justamente quando a cidade se viu agredida pelo Estado, em 1917, que valorosos empresários cerraram fileiras para defender a manutenção e consolidação de Campina Grande como um dos principais centros comerciais do Nordeste, rivalizando com Recife, a capital pernambucana.

Quando a cidade se viu agredida pelo Estado em 1917, valorosos empresários cerraram fileiras para defender a manutenção e consolidação de Campina Grande como um dos principais centros comerciais do Nordeste

A ACCG (Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, que neste ano de 2016, completa 90 anos de existência) tem apoiado diversas iniciativas do empresariado campinense, com sua história se confundindo com a própria historia da cidade. Destaque para as últimas iniciativas: “Cartão de Descontos”, Ciclo de Palestras Empresariais, “Câmara de Arbitragem” e Certificação Digital.

A FACE-PB (Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Paraíba) tem apoiado as diversas ACs da Paraíba em suas ações e sendo parceiro na implantação e execução, do “Projeto Empreender” (iniciativa vitoriosa da CACB com o SEBRAE Nacional) no estado.