Brasil - 29 de maio de 2017 - 16:11
12 de maio de 2017 - 13:02

AL-Invest 5.0 é discutido no Paraná e Santa Catarina

1img_1187-1170x658

O coordenador nacional do Empreender e coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende, esteve, no início desta semana em Curitiba, no Paraná, para reunião na Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) sobre o evento da CACB que será promovido em Foz do Iguaçu nos dias 17 a 20 de outubro. Além de mais uma edição do Fórum Nacional CACB Mil, juntamente com a convenção anual da Faciap, será realizado um encontro internacional dos programas Al-Invest 5.0 e Empreender CACB.

No dia 10, Rezende foi para Joinville/SC, para acompanhar o presidente da CACB, George Pinheiro, no evento Expogestão 2017, que contou, na programação, com temas como inovação e tendências para o futuro. Organizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), reuniu mais de 6 mil pessoas durante 3 dias, com realização de seminários e eventos paralelos além do Encontro Estadual da federação.

Carlos Rezende foi convidado para falar no painel sobre o projeto de desenvolvimento das capacidades produtivas, empresariais e associativas das MPEs na América Latina. No mesmo evento, o Presidente George Pinheiro destacou o trabalho da CACB frente do AL-Invest 5.0 no Brasil, programa em parceria com a União Europeia e que, este ano, vai contemplar um projeto da Facisc: “A nossa estratégia busca aumentar laços internacionais e fortalecer o sistema”, destaca.

Apoio internacional

Nesse aspecto, a CACB já propiciou para as entidades a participação em projetos internacionais de acesso a recursos e capacitação. A parceria com o Centro de Formação Profissional das Associações Empresariais da Baviera (BFZ), por exemplo, foi um projeto de cooperação internacional que permitiu a capacitação de técnicos vinculados à FACISC no curso de formação de consultores internacionais.

Em seguida, a CACB, estendeu a parceria com a BFZ para a FACISC, o que possibilitou ações junto a projetos como o DEL, programa de Desenvolvimento Econômico Local, que reúne as iniciativas pública e privada na gestão de projetos relevantes para os municípios.

Já com o projeto AL‐Invest, reforça Pinheiro, “a CACB fez ampla disseminação em todo o sistema de associações comerciais, permitindo que entidades como o SEBRAE, a FACISC, a Associação Comercial de Uberlândia, a Federaminas e a ACE de Palmeiras dos Índios, em Alagoas, por exemplo, ingressassem com projetos nos editais para Fundos Concursáveis. Isso culminou no primeiro projeto de cooperação internacional da FACISC em toda a história, sendo o maior projeto da Federação com transferência de recursos para apoio ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas”.

Por meio desta ação, a FACISC poderá investir 400 mil euros para desenvolver as capacidades produtivas e empresariais das micro, pequenas e médias empresas no estado, fortalecer o associativismo e ampliar programas de desenvolvimento.

Como sócia do consórcio do AL‐Invest, é papel da CACB acompanhar e monitorar o projeto executado pela FACISC no Brasil, para que possa identificar e orientar em caso de dificuldades técnicas ou necessidade de informações adicionais para a execução do projeto, assim como auxiliar na divulgação de casos de sucesso que mereçam destaque.

“Nosso apoio nesse processo é também uma forma de a CACB retribuir toda a contribuição da FACISC durante o desenvolvimento da metodologia do Empreender, outro grande programa coordenado pela CACB e que abrange praticamente todo o país, atingindo e beneficiando diretamente as micro e pequenas empresas, com foco na competitividade, na produtividade e no associativismo, a fim de termos um novo empresário: atuante e inserido no mercado local, nacional e internacional”, explica  o presidente.

Mais Empreender

Na próxima semana o coordenador estará em Feira de Santana, na Bahia, onde representará a CACB no X Encontro Estadual do Empreender, que será realizado de 15 a 19/5. Serão abordados assuntos como a competitividade e a inovação nas MPEs. Também será promovido um Talk Show com mediação de Carlos Rezende, que tratará da implementação do programa no estado, os resultados alcançados e o cenário atual, com a participação de empresários de núcleos e consultores. Rezende também falará sobre as oportunidades do AL-Invest 5.0, o Prêmio Empreender 2017 e o novo Empreender Competitivo. Haverá, ainda, palestras e workshops, sendo um deles para elaboração de projeto para participar dessa nova fase do programa Empreender.

Deixe seu comentário
Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis
Revistas